O que é um tecido de granulação?

Perguntado por: rbarros8 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Tecido de granulação (tecido viável): tecido úmido granulado vermelho ou rosa composto de vasos sanguíneos novos, tecido conjuntivo, fibroblastos e células inflamatórias (Figura 7). Preenche o leito de uma ferida aberta quando ela começa a cicatrizar.

2.2.4) Tecido de granulação
Por volta do 4º dia o tecido de granulação começa a ser formado, e é composto pelos novos capilares sanguíneos, tecido conjuntivo frouxo, leucócitos, colágeno tipo III e proteoglicanos.

Tecido de Granulação: com coloração rósea ou avermelhada é de extrema importância no processo de cicatrização aparentemente brilhante e úmido é rico em colágeno, localizado na superfície da lesão, indolor, porém sangra ao mínimo toque, sendo assim deve-se ter muito cuidado na realização da limpeza e no curativo.

Essa fase final se inicia após vinte e um dias da lesão, podendo perdurar até um ano. Durante o período de remodelamento, o tecido de granulação termina de ser formado para que inicie a maturação da ferida.

Tecido de Granulação c/ pouco exsudato Manutenção do meio úmido Calêndula 5% gel ou Hamamelis 10% gel ou Babosa 25% gel Hidrocolóide/placa ou Hidrogel c/ ou s/ alginato ou Hidrofibra s/ Ag ou AGE ou Rayon úmido com SF Gaze úmida com SF Usar rayon como cobertura primária preferencialmente.

Métodos de Granulação
Podem ser divididos em dois tipos: Via Úmida, que utiliza um líqui- do no processo e Via Seca, que não utiliza nenhum tipo de líquido.

1 – Fase inflamatória:
Caracterizada pela presença de exsudato (secreção), que dura de um a quatro dias, dependendo da extensão e natureza da lesão. Nesse período ocorre a ativação do sistema de coagulação sanguínea e a liberação de mediadores químicos, podendo haver edema, vermelhidão e dor.

O uso do alginato de cálcio é sugerido pela literatura, tanto na presença de tecido de granulação quanto em tecido necrótico, visto que apresenta propriedades hemostáticas, além de facilitar o desbridamento autolítico, promovendo a estimulação do tecido de granulação(7).

A parte final da fase proliferativa é a formação de tecido de granulação. Os fibroblastos e as células endoteliais são as principais células da fase proliferativa. Os fibroblastos dos tecidos vizinhos migram para a ferida, porém precisam ser ativados para sair de seu estado de quiescência.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

O esfacelo é o tecido reconhecido como inviável. Ele é um tecido não vascularizado, de modo que se apresenta numa cor amarelada e com uma consistência macia. Em sua composição são encontrados microrganismos, leucócitos, elastina, fibrina e colágeno.

Nos granulomas, a nível microscópico, observamse macrófagos alternados à deposição de colágeno em torno do agente agressor, e no tecido de granulação observamse vasos sanguíneos, células inflamatórias ocasionais e edema.

A formação do tecido de granulação depende do fibroblasto, célula crítica na formação da matriz. Longe de ser apenas produtor de colágeno, o fibroblasto produz elastina, fibronectina, glicosaminoglicana e proteases, estas responsáveis pelo desbridamento e remodelamento fisiológico.

O processo cicatricial é comum a todas as feridas, independe do agente que a causou. O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.

Tipos de Cicatrização

  1. Cicatrização por primeira intenção ou imediata (União primária) Incisão limpa em que as bordas estão aproximadas; ...
  2. Cicatrização por segunda intenção ou mediata (Contração e Epitelização) É aquela que permanece aberta; ...
  3. Cicatrização por terceira intenção.

B. Granulação: neo tecido de revestimento, proliferação de tecido conjuntivo fibroso. C. Necrose: tecido morto.

Em um período de 48 horas as células epiteliais começam a proliferar e crescer para baixo de cada lado dos bordos da ferida. Essas células cobrem a ferida como um manto. Esse material seca e forma uma crosta que se desprende quando a cobertura epitelial está completa.

Feridas fibrinosas húmidas
Os tecidos fibrinosos têm de ser removidos. Estas feridas podem conter exsudados que têm de ser controlados.

A fibrina é uma proteína que atua como uma primeira resposta sempre que seu corpo está ferido, com o fim de desempenhar um papel importante no processo de coagulação do sangue.

Os resultados compilados indicam que a granulação em leito fluidizado proporciona grânulos mais porosos, com melhor compressibilidade e o escalonamento é mais simples, enquanto os grânulos gerados pelo uso do equipamento de alto cisalhamento apresentam melhor uniformidade de conteúdo, mistura mais homogênea e maior ...