O que é um talento de chumbo?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Cada siclo pesava pouco mais de 11 gramas. Isso significa que um talento equivalia aproximadamente 34 quilos.

É uma unidade monetária: era a mais utilizada da época. O estudioso bíblico John R. Donovan relata que um único talento era equivalente ao salário de 15 anos de um trabalhador comum. Portanto, sabemos que a quantia dada a cada servo era considerável.

Mas sua procedência remete à moeda romana, em ouro ou prata, que era a unidade maior no sistema monetário daquele império. Um único talento de ouro, em valores atuais, dá algo próximo a 60 mil reais! Assim, um talento, para os romanos ou para sua empresa, é algo de imenso valor.

No Antigo Testamento, pelo menos no tempo do êxodo e no tempo dos juízes de Israel, um talento tinha o peso de três mil siclos. Cada siclo pesava pouco mais de 11 gramas.

As moedas normalmente eram de prata. Se fossem de prata, 5 talentos correspondiam a 150 quilos de prata em moeda. Sabemos que tinha um valor muito alto, mas com exatidão não é fácil de determinar, pois variava conforme a época e o lugar.

O Livro Sagrado afirma que, indo à corte do rei Salomão, a rainha africana lhe ofereceu o presente de 120 talentos de ouro. Mas, o que a Bíblia não diz é a procedencia desse ouro, cujo valor se calcula hoje em 10 a 12 milhões de dolares.

Avaliados por este critério, os 10.000 talentos equivaleriam a um montante entre 60 e 100 milhões de denários (Vittorio Fusco, Rudolf Schnackenburg, Craig S. Keener, TOB), que o mesmo é dizer entre 60 e 100 milhões de salários!

Um talento é uma espécie de mordomia (responsabilidade no reino de Deus). A parábola dos talentos diz que, quando servimos bem em nossa mordomia, recebemos maiores responsabilidades. Se não servirmos bem, nossa mordomia acabará sendo tirada de nós (ver Mateus 25:14–30).

Se interpretarmos de uma forma mais ampla, os talentos se referem a todos os dons que Deus nos deu. Essa definição abarca todos os dons -- naturais, espirituais e materiais. Inclui, também, nossas habilidades e recursos naturais -- saúde e educação --, bem como nossas posses, dinheiro e oportunidades.

Geralmente a dracma equivalia ao salário diário de um trabalhador comum. Anos atrás, estudiosos chegaram a uma cotação de que uma dracma equivaleria a 16 centavos de dólar. Para saber o valor em real, basta multiplicar 0,16 pela cotação do dólar no dia.

666 talentos

"Salomão recebia 666 talentos (25 toneladas) de ouro por ano. Todos os objetos de seu palácio eram feitos de ouro puro.

Todavia, são 10 mil talentos o cobrado, ou seja, 60 milhões de denários. Mais de 164.383 anos de trabalho.

Um talento era cerca de 34 quilos de ouro, uma fortuna na época! Ao segundo servo, ele deu dois talentos e ao terceiro ele deu um talento. Ele distribuiu o dinheiro dessa maneira porque conhecia as capacidades de cada um (Mateus 25:14-15).

1. Um talento é um resultado de genética e/ou treinamento, enquanto que um dom espiritual é o resultado do poder do Espírito Santo. 2. Qualquer pessoa, cristã ou não, pode possuir um certo talento enquanto que apenas os cristãos possuem dons espirituais.

Dracma era um tipo de moeda utilizada na Antiga Grécia e em alguns reinos do Oriente Médio, durante o período helenístico. A dracma é considerada a unidade monetária com maior tempo de circulação no mundo, sendo utilizada na Grécia até o ano de 2002, quando o Euro passou a ser adotado pelos gregos como moeda oficial.

7 dicas para descobrir seus talentos

  1. Descubra seus pontos fortes e fracos.
  2. Lembre-se dos tempos de escola.
  3. Saiba o que você gosta na sua carreira.
  4. Conheça seus hobbies.
  5. Experimente testar novas ideias.
  6. Pergunte para as pessoas próximas.
  7. Faça testes vocacionais.

Por muito tempo acreditou-se que #talento era só pessoas especiais, pois elas já nasciam com ele. Mas isso mudou. Dentro da Academia já há autores que afirmam que quem tem talento, são aquelas pessoas que investiram tempo treinando, se dedicaram e estudaram para se tornarem habilidosas no que fazem.

O talento natural é a sua predisposição para algo, que já nasce com você e pode desenvolvê-la com disciplina e trabalho. Já o talento adquirido é toda habilidade que você treina e desenvolve na sua vida, mas não nasceu com você.