O que é um sujeito ampliado?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Sujeito ampliado é quando temos, ao redor do Núcleo do sujeito, mais palavras relacionadas a ele. Exemplo: O cantar do pássaro é bonito. Sujeito: O cantar do pássaro.

O sujeito é o termo de uma frase que sofre uma determinada ação. O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado.

Os tipos de sujeito são: simples, composto, implícito e indeterminado.

Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações.

Tipos de sujeito

  1. Sujeito simples. Quando o verbo principal de uma frase faz referência a um sujeito de núcleo único, temos um sujeito simples. ...
  2. Sujeito composto. ...
  3. Sujeito oculto ou sujeito desinencial. ...
  4. Sujeito determinado. ...
  5. Sujeito indeterminado. ...
  6. Sujeito inexistente (oração sem sujeito)

O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.

Tipos de sujeito indeterminado
A indeterminação do sujeito pode se apresentar de duas formas: Com verbos na 3ª pessoa do plural. Neste caso, o verbo é colocado na 3ª pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra oração). Por exemplo: “Telefonaram para você”.

O sujeito composto é aquele que apresenta mais de um núcleo, diferentemente do sujeito simples, que apresenta somente um. Na prática, podemos ver no seguinte exemplo: “Maria e Joana vão à festa”. Aqui, os sujeitos são “Maria” e “Joana”, cujos núcleos são “Maria” e “Joana”.

Exemplos de frases com sujeito composto
A goiaba e o maracujá caíram da árvore. Passeios, festas e brincadeiras ao ar livre estavam no programa de férias. João ou Maria podem te ajudar nessa tarefa. A professora e os alunos chegaram.

Sujeito oculto
O sujeito é determinado oculto (ou implícito) quando pode ser facilmente identificado através da desinência verbal ou por referência em outra oração, mesmo não aparecendo na oração de forma explícita.

O predicado pode ser classificado em predicado nominal, predicado verbal e predicado verbo-nominal, conforme a classificação do seu núcleo.

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração. Comi um lanche ontem. -> Sujeito: Eu.

Classificação do sujeito
Um sujeito determinado pode ser simples, composto ou oculto. Exemplo: A menina escreve bem. Sujeito: A menina. Sujeito indeterminado - é o sujeito que não é identificado na oração.

O sujeito da oração é aquele que realiza ou sofre a ação expressa pelo verbo. O sujeito pode ser simples, composto, oculto ou indeterminado. Há, ainda, orações sem sujeito.