O que é um substantivo concreto?

Perguntado por: igoncalves9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Substantivo concreto é a classe dos substantivos que designa coisas palpáveis, como pessoas, objetos, animais e lugares. Ou seja, ele nomeia tudo aquilo que é possível “ver” ou “tocar” concretamente. Por exemplo: livro, lápis, gato, anjo, faca, fada.

Concreto ou abstrato: substantivo concreto quando não depende de outro ser vivo para existir ou se materializar (mesmo que na imaginação); substantivo abstrato quando é dependente de outro ser vivo para existir. Exemplo: “estante” é um substantivo concreto, enquanto “amor” é um substantivo abstrato.

Substantivo abstrato são palavras que têm o objetivo de indicar seres que dependem de outro para existir, ou seja, seres sem existência própria. Essa categoria nomeia realidades imateriais ligadas aos sentimentos, sensações, ações, estados, noções e qualidades (boas ou ruins) de outros indivíduos.

Definição. O substantivo abstrato dá nome a sentimentos, ações, estados do ser, características e a tudo aquilo que não se pode “ver” ou “pegar” concretamente, ou seja, aquilo que não tem uma imagem concreta.

Substantivo abstrato é um tipo de substantivo que indica qualidade, sentimento, estado, ação e conceito. Essas palavras abstratas não existem por si só, uma vez que dependem de outro ser para se manifestarem, por exemplo: alegria, beleza e felicidade. A alegria de Ana Paula é contagiante.

Substantivo é a classe de palavras usada para dar nome aos seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros. Exemplos: menino, João, Portugal, caneta, ventania, coragem, corrida.

Substantivo Concreto e Abstrato
Ao contrário dos substantivos concretos, o substantivo abstrato é um tipo de substantivo que depende de outro para se manifestar. Os substantivos abstratos são termos que nomeiam ações, estados e qualidades, os quais necessitam estar atribuídos a outros, por exemplo: felicidade e beleza.

Pode-se afirmar que são concretos os substantivos que se referem a seres materiais ou espirituais, reais ou fictícios: casa, cor, dente, leão, Deus, saci-pererê, fada, alma, triângulo, o amigo, o diplomata, (o) japonês, (o) brasileiro etc.

O substantivo próprio é o tipo de substantivo concreto que atribui nomes aos seres, objetos, lugares e instituições individualizando-os.

Substantivo concreto é a classe dos substantivos que designa coisas palpáveis, como pessoas, objetos, animais e lugares. Ou seja, ele nomeia tudo aquilo que é possível “ver” ou “tocar” concretamente. Por exemplo: livro, lápis, gato, anjo, faca, fada.

São exemplos de substantivos concretos palavras como:

  • Brasil;
  • garrafa;
  • comprimido;
  • rama;
  • cachorro.

Como foi estudado anteriormente, o substantivo composto é formado por dois ou mais radicais. Uma das palavras desse tipo de substantivo é originada do substantivo simples, mas que sofreu algumas alterações linguísticas de composição. Exemplo: Fim de semana, couve-flor, girassol, bem-te-vi, erva-doce.

Qualquer adjetivo tem um substantivo abstrato equivalente: belo - a beleza; alto - a altura; inteligente - a inteligência, etc.

Etimologia (origem da palavra abstrato). A palavra abstrato deriva do latim "abstractus,a,um", que significa separado por força.

São exemplos de substantivo abstrato, exceto:Amor.

A amizade é algo abstrato, ou seja, imaterial.

A arte abstrata pode ser usada para expressar sentimentos, emoções ou ideias de maneira mais subjetiva e criativa. Além disso, também pode ser usada como um meio de terapia, para ajudar as pessoas a expressarem seus sentimentos e emoções de maneira mais saudável.