O que é um subsistema técnico?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Subsistema técnico: corresponde às da tarefa, à implantação física e ao equipamento existente, sendo portanto responsável pela eficiência potencial da organização.

Os subsistemas podem ser divididos em quatro: processos, administrativo, marketing e capital humano. Cada um deles é responsável por coisas específicas que fazem o sistema como um todo funcionar.

Para Chiavenato (1993, p. 515) sistema “é um conjunto de elementos unidos por alguma forma de interação ou interdependência”. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado como um sistema, se as relações entre as partes e o comportamento do todo seja o ponto principal abordado.

O sistema Terra é formado por quatro subsistemas abertos e dinâmicos, que interagem entre si: a geosfera (ou litosfera), a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera. Estes subsistemas, intimamente relacionados uns com os outros, encontram-se em equilíbrio dinâmico.

Três subsistemas: Quais são estes três subsistemas? Sistema Perceptual, Sistema Motor e Sistema Cognitivo.

O subsistema de Gestão é um processo que orienta a realização das atividades da empresa e é responsável pela dinâmica do Sistema.

O subsistema de manutenção de pessoas é a etapa de retenção de talentos responsável por reduzir os percentuais de turnover da empresa. Após todo o processo de recrutamento e de aplicação, esse é o momento de garantir a retenção desse colaborador na organização.

Pois então, o RH apresenta 5 subsistemas originários. São eles: Recrutamento e Seleção, Aplicação de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração e Benefícios e Gestão de Performance.

4. Desenvolvimento de pessoas. Como o próprio nome deixa claro, o subsistema de desenvolvimento de pessoas tem como foco desenvolver e aprimorar as habilidades e competências dos colaboradores, visando à melhoria do desempenho deles e, também, a sua motivação.

Nessa perspectiva é que Idalberto Chiavenato, relevante consultor administrativo do país, elaborou o conceito de subsistemas de RH. Em termos gerais, trata-se de 5 categorias que agrupam as funções mais importantes do departamento a partir dos objetivos de cada uma.

É o subsistema organizacional, onde as tarefas e atividades são agrupadas em setores, departamentos ou divisões. O subsistema formal contempla a forma pela qual a empresa agrupa as suas diversas atividades em departamentos, a definição da amplitude administrativa, etc.

A teoria adota que um sistema é qualquer organismo formado por partes interligadas e interdependentes. É essa amplitude do conceito que faz com que a teoria geral dos sistemas seja aplicável a diversas áreas do conhecimento, seja nas ciências exatas, sociais, naturais, etc.

[editar] Sinergia/Entropia
Essa interação dos elementos do sistema é chamada de sinergia. A sinergia é o que possibilita um sistema funcionar adequadamente. Por outro lado a entropia (conceito da física) é a desordem ou ausência de sinergia. Um sistema pára de funcionar adequadamente quando ocorre entropia interna.

A Teoria geral de sistemas tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da interrelação entre eles em diferentes espaços, assim como a interrelação de suas partes. Ela ainda análisa as leis fundamentais dos sistemas. Um sistema , ou seja, uma união de várias partes, é formado de componentes ou elementos.

Nesse sentido, vale destacar que o sistema é dividido em subsistemas. Um deles é social (incluindo pessoas, informações, processos e documentos) e o outro, automatizado (composto por máquinas, redes de comunicação e computadores).

Os subsistemas de RH foram criados com o objetivo de ajudar o departamento a ter uma maior organização e eficiência no desempenho de suas tarefas. Com eles, seu negócio terá diversas vantagens, que ajudarão sua empresa a crescer e a se destacar.

Conforme o Professor Catelli, o subsistema físico é “onde as coisas acontecem”. O planejamento se realiza e as atividades são executadas, transformando os recursos em bens e serviços. Para que isso ocorra, as pessoas estão em constante interação.