O que é um sofisma de um exemplo?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Como dito, um sofismo é um argumento aparentemente lógico, cujas premissas não sustentam a conclusão. Para ilustrar o assunto, veja os exemplos: "Se o amor é cego, e Deus é amor, então Deus é cego." "Quem não trabalha tem muito tempo livre.

O sofismo ou sofisma é uma estrutura de pensamento que foge às regras da lógica. Nesse sentido, ele conduz a conclusões falsas. A origem do termo é datada nos séculos V e IV a.C., quando os sofistas atuavam como mestres da retórica na Grécia Antiga.

18 sinônimos de sofisma para 2 sentidos da palavra sofisma: Argumento enganador: 1 falácia, argumentação, evasiva, manobra, paralogismo, cavilação, chicana, torcedura.

Falácia. O sofisma é um tipo de falácia, um engano, um argumento inválido, uma ideia equivocada ou ainda, uma crença falsa. Nos estudos da lógica, a falácia é um erro de raciocínio ou argumentação, mas que parece estar correto.

Protágoras

I – Protágoras é considerado o “pai dos sofistas”, uma vez que seus discípulos seguiam a sua frase citada acima.

O objetivo dos sofistas seria, pela visão de filósofos como Aristóteles, apenas o de vencer o debate, sem preocupar-se com a busca pela verdade. Por esta razão, a expressão "sofisma" existe hoje para identificar uma argumentação rebuscada, porém sem fundamentação sólida.

Para ele, os sofistas ensinavam a argumentação a respeito de qualquer tema, mesmo que os argumentos não fossem válidos, ou seja, não estavam interessados pela procura da verdade e sim pelo refinamento da arte de vencer discussões, pois para eles a verdade é relativa de acordo com o lugar e o tempo em que o homem está ...

Características dos sofistas
O grupo de pensadores identificado como sofistas caracterizou-se principalmente pela ausência de uma doutrina em comum e pelo ensino voltado a um fim instrumental. Eram vistos como habilidosos oradores pelas pessoas, reconhecendo-se a importância das palavras e do uso da lógica.

Por que os sofismas são considerados uma falha na argumentação? Os sofismas são considerados uma falha na argumentação porque não se baseiam em fatos ou razões verdadeiras, mas sim em truques retóricos para persuadir ou confundir o interlocutor.

Os principais pensadores sofistas foram Protágoras, Górgias, Pródico, Hípias, Trasímaco, Antifonte e Crátilo.

Lá pelo século V, sofismas eram as teses defendidas pelos sofistas. Naquela época, os sofistas atuavam como professores, ensinando aos filhos das famílias nobres, e estavam preparados, como os advogados modernos, para mostrar de que maneira se argumenta contra ou a favor de qualquer opinião.

A palavra tem origem no termo em latim “fallacia”, aquilo que engana ou ilude. Desta forma, falácia será algo enganoso. As falácias são construídas por raciocínios aparentemente corretos que levam à falsas conclusões.

O silogismo é um pensamento filosófico apresentado por Aristóteles, que possui uma relação intrínseca com a definição do sofismo. Silogismo seria a ideia de juntar duas premissas com o objetivo de se chegar a uma conclusão, baseada na dedução.

Por exemplo, se Pedro diz “sou a favor de escolas mais sustentáveis” e João rebate com “apenas pessoas tolas acreditam na sustentabilidade”, houve uma falácia ad hominem. Isso porque o discurso de João se direciona à ofensa contra Pedro, e não contra a ideia que ele expôs sobre sustentabilidade e educação.

A falácia do custo irrecuperável
A falácia dos custos ou falácia do custo irrecuperável é o raciocínio que sustém a decisão de ficar na sala de cinema, mesmo quando ao final de 15 minutos percebemos que o filme não nos diz nada.

Ladeira escorregadia ou bola de neve é uma falácia que ocorre quando dizemos que, se permitirmos que algo aconteça isso levará a uma sequência inevitável de eventos e pelo menos um desses é totalmente indesejável.

Socrates criticava os sofistas por falsificarem a verdade, por usarem de malabaraismos mentais a fim de provocar uam falsa verdade: deus pode tudo, logo deus pode construir uma pedra tao pesada quem nem deus pode erguer. Este tipo de coisa.

Continuar lendo Quem criou o sofisma?