O que é um sistema intuitivo?

Perguntado por: ucurado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Esse conceito preditivo é a base do que agora é conhecido como rede intuitiva. Rede intuitiva é uma infraestrutura de rede que visa integrar hardware e software, viabilizando a antecipação de qualquer ação do usuário, aplicando medidas de segurança e automatizando processos.

O pensamento intuitivo é uma forma de pensamento caracterizada pelo uso da intuição. Diz-se que um indivíduo pensa intuitivamente quando, tendo trabalhado por muito tempo sobre um problema, repentinamente encontra a solução, para a qual, porém, tem que descobrir uma prova formal.

O conhecimento intuitivo tem como principais características em ser um conhecimento Imediato; individual; o fator predominante é o "instinto"; percepções de acordo com a sabedoria individual.

De forma inconsciente e involuntária: 1 automaticamente, involuntariamente, espontaneamente, inconscientemente, instintivamente, reflexamente, a priori.

1 palpite, ideia, bacorejo, faro, impressão, inspiração, instinto, percepção, premonição, presságio, pressentimento, revelação, sensação, sentimento, suspeita, tino, visão.

1. Que contraria a intuição. Plural: contra-intuitivos. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contraintuitivo.

Alguns exemplos de conhecimento intuitivo são: A empatia muitas vezes opera no conhecimento intuitivo, quando podemos conhecer o estado de espírito de uma pessoa sem saber de antemão, ou sem nenhuma manifestação explícita de sentimentalismo (choro, grito de dor, etc.).

Pensamento intuitivo mental: nesse caso estamos falando da facilidade que algumas pessoas tem, ou que em alguns momentos temos, de encontrar a resposta ou solução para determinado problema.

A intuição intelectual, emotiva e volitiva
Quando predominarem as faculdades intelectuais do filósofo, a intuição será intelectual, a qual terá no objeto seu correlato exato. Essa intuição consiste, então, em captar a essência de um objeto – aquilo o que o objeto é, os "éidos" – por meio de um ato direto do espírito.

Técnicas para despertar a intuição

  1. Mais atenção com os sonhos.
  2. Anote os pensamentos diários.
  3. Não despreze as emoções.
  4. Manter em equilíbrio a mente, o corpo e o coração.
  5. Observação do mundo.
  6. Aproveite os momentos de solidão.

A intuição ou o instinto também são o resultado de vários processamentos que ocorrem no cérebro. Pesquisas sugerem que o cérebro é uma grande máquina de previsões, constantemente comparando a informação sensorial e as experiências atuais com o conhecimento depositado e as memórias de experiências passadas.

Através da elucidação etimológica dos termos, podemos entender melhor a visão da Ciência Ontopsicológica: intuição (intus+actionis) significa ver dentro, ver o íntimo de origem da ação. Intelecção (intus+legere+actionis), ou seja, o intelecto lê o íntimo da ação.

Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.

O conhecimento intuitivo é um conhecimento imediato, alcaçando sem intermediária, um tipo de pensammento direto, uma visão súbita; O conhecimento discursivo vai além das informações concretas e imediatas recebidas por intuição.

Que age por intuição: comportamento intuitivo. [Filosofia] Que estabelece uma compreensão (conhecimento), de modo direto e instantâneo, sem a utilização de deduções ou classificações caracterizadas por conceitos.

É uma função psicológica que vem do inconsciente e que nos leva sempre para uma realização. Diferenciando a intuição de um pensamento, a intuição é sempre direta e imperativa. Ela te leva para uma ação. Já um pensamento, importante função psíquica também para Jung, irá questionar tudo, podendo trazer paralisia na ação.

Intuição é aquela sensação positiva ou negativa que temos sobre se devemos ou não fazer alguma coisa. É um sentimento, uma sensação que pode funcionar para os dois lados. Tanto para dizer a você o que fazer como para avisar quando algo não parece uma boa ideia.

Ouvindo ou não, sua intuição é saudável e funcional. Se você quer tomar melhores decisões na vida, seria bom melhorar suas capacidades intuitivas. Você pode começar emulando alguns dos hábitos das pessoas altamente intuitivas. Elas desaceleram o suficiente para ouvirem suas vozes interiores.