O que é um sistema indeterminado?

Perguntado por: rcorte . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Sistema Possível e Indeterminado (SPI): esse tipo de sistema possui infinitas soluções, os valores de x e y assumem inúmeros valores. Observe o sistema a seguir, x e y podem assumir mais de um valor, (0,4), (1,3), (2,2), (3,1) e etc.

Sistemas lineares são conjuntos de equações lineares que devem ser resolvidas ao mesmo tempo. São formadas por "m" equações e "n" incógnitas e a solução de um sistema linear é o resultado de todas as equações lineares. Conheça agora os princípios que envolvem os sistemas lineares e método de resolução.

Sistema Determinado
Um sistema de equações é considerado determinado quando apresenta uma única solução, isto é, no caso de um sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas, há um único par ordenado.

Sistema Possível e Indeterminado (SPI): há infinitas soluções para o sistema. Para isso, o determinante principal do sistema deve ser igual a 0, e os determinantes secundários devem ser iguais a 0.

Se o sistema possui uma única solução, o sistema é determinado. Se o sistema possui mais do que uma solução, o sistema é indeterminado.

Um sistema de equações lineares não tem nenhuma solução quando os gráficos são paralelos.

Os sistemas classificam-se em: possível determinado, possível indeterminado e impossível.

  1. Sistema possível determinando: possui uma única solução.
  2. Sistema possível indeterminado: possui infinitas soluções.
  3. Sistema impossível: não possui soluções.

Os sistemas lineares podem ser definidos como um conjunto de N equações que possuem, juntas, N incógnitas. Por exemplo, um sistema com 3 equações e 3 incógnitas, como o mostrado a seguir. Para sinalizar que as equações fazem parte de um sistema linear, é necessário adicionar o símbolo matemático da chave.

Existem três classificações para um sistema linear. Sistema possível determinado (SPD): quando possui uma única solução. Sistema possível indeterminado (SPI): quando possui infinitas soluções. Sistema impossível (SI): quando não existe nenhuma solução.

1º passo: calcular o determinante da matriz de coeficientes. 2º passo: calcular Dx substituindo os coeficientes da primeira coluna pelos termos independentes. 3º passo: calcular Dy substituindo os coeficientes da segunda coluna pelos termos independentes. 4º passo: calcular o valor das incógnitas pela regra de Cramer.

Ao contrário de um sistema com equações lineares, os sistemas não lineares consis- tem de equações formadas por combinação de funções algébricas, como polinômios, e funções transcendentes, como a função exponencial, a função logaritmo e as funções trigonométricas.

Os sistemas não lineares são aqueles que as equações não envolvem somente soma e subtração, mas também tem expoentes, frações, raíz quadrada, etc.

Não linear refere-se a todas as estruturas que não apresentam um único sentido. Estrutura que apresenta múltiplos caminhos e destinos, desencadeando em múltiplos finais.

Os sistemas podem ser classificados em duas grandes categorias:

  • Sistemas conceituais. Eles são conjuntos ordenados e inter-relacionados de conceitos e idéias, que podem ser de quatro tipos diferentes: indivíduos, predicados, conjuntos ou operadores. ...
  • Sistemas de materiais.

A história dos sistemas de equações lineares começa no oriente. Em 1683, num trabalho do japonês Seki Kowa, surge a ideia de determinante (como polinômio que se associa a um quadrado de números). O uso de determinantes no Ocidente começou dez anos depois num trabalho de Leibniz, ligado também a sistemas lineares.

SPD – Sistema possível determinado; existe apenas um conjunto solução; SPI – Sistema impossível indeterminado; existem inúmeros conjuntos solução; SI – Sistema impossível; não é possível determinar um conjunto solução.

Sistema compatível é um sistema que admite solução, isto é, tem raízes. Sistemas de equações lineares: é um conjunto de equações lineares. Sistema determinado é um sistema compatível que admite apenas uma única solução.

A discussão dos sistemas lineares consiste em analisar parâmetros dos coeficientes em relação ao determinante da matriz que representa os coeficientes das equações; e, através desses parâmetros, classificar os sistemas quanto às suas soluções.