O que é um sistema de tempo compartilhado?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Os sistemas de tempo compartilhado (time-sharing) permitem a interação dos usuários com o sistema, através de teclados, vídeo e mouse. O usuário pode interagir diretamente com o sistema em cada fase do desenvolvimento de suas aplicações e, se preciso, modificá-las imediatamente.

Os programas em execução se alternam no uso do processador, cada programa em execução fazendo uso de sua fatia de tempo. Desta forma, o tempo de uso do processador é compartilhado pelas várias tarefas em execução pelo sistema operacional. Por este motivo. estes sistemas também são chamados de sistemas time-sharing.

A multiprogramação objetiva ter sempre algum processo sendo executado, para maximizar a utilização da CPU. O objetivo do compartilhamento de tempo é permitir que os usuários possam interagir com seus programas enquanto eles são executados. Para que isso aconteça a CPU é transferida freqüentemente entre os processos.

Enquanto em sistemas de tempo compartilhado o tempo de resposta pode variar sem comprometer as aplicações em execução, nos sistemas de tempo real os tempos de resposta devem estar dentro de limites rígidos, que devem ser obedecidos, caso contrário poderão ocorrer problemas irreparáveis.

Já o Timeshare ou Time Sharing é a denominação utilizada para uma prestação de serviço que pode ser contratada pelo consumidor e, através de um termo contratual, o contratante ajusta a utilização de uma propriedade em frações fixas de tempo, sem, contudo, adquirir qualquer direito de propriedade sobre o bem.

Basicamente, time sharing consiste em alternar entre diferentes processos de forma que o usuário tenha a percepção que todos os processos estão sendo executados simultaneamente, permitindo a interação com múltiplos processos em execução.

Nos sistemas multiprogramáveis ou multitarefa, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações. Enquanto em sistemas monoprogramáveis existe apenas um programa utilizando os recursos disponíveis, nos multiprogramáveis várias aplicações compartilham esses mesmos recursos.

Os dados em tempo real funcionam com o princípio básico de que não são armazenados ou mantidos em silos. Em vez disso, eles seguem diretamente para o usuário final.

1960

O conceito do Timeshare ou tempo compartilhado como conhecemos hoje surgiu na Europa, na década de 1960, onde o proprietário de um hotel na suíça vendeu direitos de uso e assim chamou seus proprietários de sócios.

“Um sistema operacional de tempo compartilhado permite que muitos usuários compartilhem o computador simultaneamente. Já que cada ação ou comando em um sistema de tempo compartilhado tende a ser pequeno, apenas uma pequena quantidade de tempo de UCP é necessária para cada usuário.

Processos batch são operações realizadas por um sistema que não necessitam de interação direta com o usuário. Estes processos são caracterizados por lidarem com um grande volume de dados e normalmente são executados em um período diferente do horário comercial – durante a madrugada por exemplo.

Desvantagens da virtualização
Algumas limitações de acesso acontecem com profissionais de Campo, que necessitam trabalhar fora dos escritórios e mesmo assim precisam ter acesso ao computador. Neste caso, a máquina virtual é descartada.

Um sistema operacional é fundamentalmente um software, pode ser o Linux, Windows, Android, macOS, UNIX.

Três tipos de sistemas RTOS são:

  • Hard Real Time: No Hard RTOS, o prazo é tratado de forma muito estrita, o que significa que determinada tarefa deve começar a ser executada no horário programado especificado e deve ser concluída dentro do período de tempo atribuído. ...
  • Tempo real firme: ...
  • Soft Real Time:

– Um Sistema de Tempo-Real pode ser caracterizado por ter, em geral, um funcionamento contínuo que lhe permite reagir a estímulos externos.

Os sistemas de tempo compartilhado (time-sharing) permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (time-slice).