O que é um sistema capacitivo?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Já um sistema elétrico é capacitivo quando tem a presença de capacitores durante o percurso da corrente elétrica. Podem ser encontrados em dispositivos como computadores, lâmpadas fluorescentes e os chamados banco de capacitores.

Os sensores capacitivos detectam objetos alvo metálicos e não metálicos. Distâncias de operação de 1 mm ... 50 mm podem ser realizadas dependendo do tamanho e das propriedades do material do objeto alvo, do tamanho do sensor e das condições de instalação.

As cargas capacitivas, utilizadas em banco de capacitores, lâmpadas fluorescentes e computadores, criam campos elétricos pelos capacitores existentes nestas cargas. Por isso, provoca atraso na tensão e também possui fator de potência zero.

O Capacitor Estraga? Sim, ele pode estragar em dois casos mais comuns: Quando há muita variação na corrente elétrica; Quando ele não tem capacitância o suficiente.

Um capacitor é um componente que acumula cargas elétricas a partir da passagem de corrente. Dessa forma, ele armazena energia elétrica para ser usada posteriormente.

Frequência de Utilização
Por falar em frequência, a quantidade de vezes que o capacitor é utilizado também influencia diretamente na sua vida útil. Portanto, se você usar o capacitor 10 vezes na semana, naturalmente ele vai perder a capacitância mais rápido do que se usasse apenas 2 vezes por semana.

Aplicações do sensor capacitivo

  1. medição de posicionamento;
  2. medição de espessura:
  3. testes variados de linha de produção;
  4. checagem de uniformidade nas dimensões de peças produzidas;
  5. Identificação de materiais com permissividades distintas.

Aplicações Os sensores capacitivos são utilizados em Indústrias e Comércios, para detecção de substâncias ou materiais metálicos e não metálicos como por exemplo: Água, óleo, pó, madeira, papelão, granulados, vidro, cerâmica, entre outros. Maquinas Extrusoras, Injetoras e Silos.

Leia também

  • 1- Capacitor Eletrolítico:
  • 2- Capacitor de Poliéster:
  • 3- Capacitor Cerâmico:
  • 4- Capacitor de Tântalo:
  • 5- Capacitor de Mica:
  • 6- Capacitor SMD:
  • 7- Capacitor variável:
  • 8- Capacitor a Óleo e Papel:

Trata-se de uma terapia inovadora de tecnologia única que garante efeito imediato na gestão da dor aguda ou crônica de qualquer etiologia. Ela baseia-se num campo eletromagnético de alta intensidade que influencia positivamente o tecido humano.

O sensor capacitivo é um dispositivo que tem a sua função principal semelhante ao sensor indutivo! Ele é sensível à proximidade de materiais, porém, diferentemente do sensor indutivo, ele é capaz de detectar outros materiais além dos metálicos, e isto ocorre graças ao seu campo elétrico.

NPN versus PNP
Um sensor PNP, quando acionado, vai conectar o positivo (+) à carga. Já o sensor NPN vai conectar o negativo (-) à carga. Lembrando que o termo “carga” se refere ao elemento que o sensor envia o sinal. A carga pode ser uma lâmpada, uma válvula pneumática, um relé, ou uma entrada de PLC.

No geral, todo tipo de sensor é um dispositivo que detecta determinados estímulos e desencadeia reações específicas a partir disso. O que diferencia um do outro é justamente o tipo de estímulo que eles respondem, que pode variar entre calor, luz, movimentos, pressão etc.

Um acelerômetro capacitivo utiliza um mecanismo de detecção conhecido como um sensor capacitivo de aceleração, para medir tanto a aceleração estática como as forças de acelerações dinâmicas. A força de aceleração estática é gerada por uma força gravitacional.

A fonte de alimentação auxiliar modelo MFCC é um banco de capacitores compacto tendo como aplicação principal o armazenamento de energia por um pequeno intervalo de tempo, para em caso de falta de energia, alimentar sistemas de proteção ou TRIP de disjuntor.

Em um circuito onde a reatância indutiva é zero temos que a tensão está 90° atrasada em relação a corrente. Quando essa situação ocorre temos um circuito puramente capacitivo.

A tela resistiva oferece uma funcionalidade satisfatória, baixo custo e interação de diferentes formas através da pressão. Enquanto isso, a tela capacitiva é uma opção com maior precisão, velocidade de resposta e possibilidade de responder a múltiplos comandos de uma só vez.

Para evitar falhas prematuras em conversores estáticos por conta disso, é importante avaliar a vida útil esperada para o capacitor escolhido. Um projeto bem realizado pode estender a vida útil acima de 10 anos.

Os capacitores podem ter um curto-circuito, um circuito aberto ou deteriorar-se a ponto de serem substituídos. A deterioração também pode alterar o valor de um capacitor, o que pode causar problemas adicionais. Quando um capacitor entra em curto-circuito, o enrolamento no motor pode queimar.

Isso acontece por um efeito natural da relação entre a eletricidade que os faz funcionar e os meios por onde a corrente circula. Fios, traços em placas lógicas e componentes como resistores e capacitores — além dos próprios circuitos integrados de todos os tipos e tamanhos — acabam esquentando conforme o uso.