O que é um servidor público efetivo?

Perguntado por: aguimaraes9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

É aquele servidor aprovado em concurso público. É o servidor aprovado em concurso público para ocupar cargo efetivo dentro da estrutura da Administração Público, adquirindo estabilidade após cumprimento do período de estágio probatório.

Funcionário efetivo é aquele funcionário que tem sua carteira de trabalho assinada pelo empregador, passando então a fazer parte do quadro efetivo de funcionários registrados, que terão todos os direitos determinados pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Assim, posições em prefeituras e órgãos públicos como Secretarias, Ministérios, Câmaras e Assembleias são classificadas como Servidores Públicos. O empregado público, todavia, é aquele locado em corporações associadas à Administração Indireta, como os correios e agências estatais bancárias, por exemplo.

O cargo efetivo é o cargo que já trouxe a estabilidade para o servidor, ou seja, o funcionário público já pertence ao cargo de forma permanente. Para ter um cargo efetivo, é necessário ter a aprovação em concurso público. Assim, estará submetido às regras de contratação pelo regime estatutário.

A investidura nos cargos públicos efetivos, por sua vez, dá-se de maneira permanente, isto é, o servidor tem garantido seu direito constitucional à estabilidade, de modo a manter-se na posição para o qual foi aprovado, após decorridos três anos de exercício, quando este também houver sido habilitado por meio de ...

Em sentido amplo, ela se refere a todas as espécies de agentes públicos previstas na Constituição da República: servidores estatutários, empregados públicos, temporários e comissionados.

Quem é contratado pelo regime celetista, recebe salário; já o profissional estatutário recebe vencimento. Mas as diferenças não ficam restritas à nomeação. Quem é contratado pela CLT tem direito, conforme dito antes, recebe vários benefícios, como o FGTS, algo que um servidor estatutário não tem direito.

A Constituição Federal só permite a efetivação de servidores públicos através de concurso público, de provas e/ou de provas e títulos.

Em regra, a demissão sem justa causa de funcionário público não pode acontecer. Porém, existem exceções e motivos previstos em lei. Então, quais são esses motivadores? Por exemplo, a queda de arrecadação, a exclusão do cargo e outros.

Enquanto o ocupante de cargo público efetivo é subordinado ao seu respectivo estatuto e tem estabilidade (regime do Estado), o ocupante de emprego público é regulado pela conhecida CLT (Consolidação das Leis Trabalhista) e não possui garantia de estabilidade.

A principal diferença está no tempo da contratação, ou seja, se é de natureza permanente ou uma função temporária de excepcional interesse público. Realiza-se concurso para a ocupação de cargo efetivo, permanente, ou para ocupar um emprego público.

Cargos e empregos públicos
Cargos públicos são aqueles ocupados por servidores públicos da União, Estados e Municípios, ou designados para autarquias e fundações públicas. Para ocupar esse tipo de função, é preciso ser aprovado em concurso público, ou seja, fazer parte do regime estatutário.

O serviço público é regido por regime próprio ou regime estatutário, como é conhecida. A conduta profissional, garantias, direitos e deveres são descritas nesse documento. Nessa condição, ele não direito à carteira assinada, uma vez que a publicação oficial do seu ato torna sua principal comprovação de vínculo.

No Brasil, um exemplo de vitaliciedade ocorre com os magistrados e os integrantes do Ministério Público que atuam como membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público.

No conceito legal, remuneração do cargo efetivo é o valor constituído pelos vencimentos e vantagens pecuniárias permanentes desse cargo estabelecidas em lei de cada ente, acrescido dos adicionais de caráter individual e das vantagens pessoais permanentes. Daí, a nosso ver, qualquer verba (gratificação, adicional, etc.)

O PIS é destinado a contratados por empresas da iniciativa privada e o PASEP a funcionários do setor público. Portanto, têm direito ao PASEP trabalhadores como professores da rede pública, militares e funcionários de prefeituras.

O efetivo exercício é o início das atividades laborais no setor de trabalho ao qual foi designado no prazo de até 15 (quinze) dias corridos, contados da posse.

Os servidores públicos são funcionários que atuam dentro da Administração Pública direta, fundações e autarquias. São profissionais de instituições como a Receita Federal, servidores das Fazendas estaduais, professores de escola pública, policiais militares, entre outros.

A Lei nº 9.983/2000, que introduziu esse parágrafo ao artigo 327 do CP, contemplou novas situações de equiparação do particular ao funcionário para fins penais. Assim passou-se a considerar funcionário público também o médico que trabalha num hospital prestador de serviços ao SUS.

Ferramenta on-line WhoIsHostingThis
Fazer um busca é muito simples, basta acessar a ferramenta e digitar o endereço web que deseja em uma caixa de pesquisa. O serviço vai indicar em qual servidor aquele site está está hospedado, o endereço de IP, a localização do servidor e outras funcionalidades.