O que é um seroma?
O Seroma é uma complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente.
Como eliminar seroma naturalmente?
A drenagem linfática utiliza um conjunto de manobras que estimulam o organismo a eliminar o líquido. Portanto, além de reduzir o inchaço e prevenir fibromas no pós-operatório, ela é uma grande aliada para evitar o seroma.
Quanto tempo pode durar um seroma?
O Seroma é um processo natural pós-cirurgia e normalmente não oferece nenhum risco. O corpo reabsorve o líquido num período aproximado de 10 a 21 dias. Em alguns casos o Seroma também pode extravasar através da pele, o que também é comum.
O que ajuda a eliminar o seroma?
O Seroma, geralmente, é tratado através de punção e anti-inflamatórios. A punção consiste na aspiração do Seroma com uma seringa e agulha calibrosa para a retirada de todo o líquido. Mas, para Seromas encapsulados o tratamento é outro. A ultrassonografia tem sido o método de escolha para um diagnóstico pós-cirúrgico.
O que piora o seroma?
Não cumprimento do período de repouso. Pegar peso. Mau uso da cinta cirúrgica. Reação natural do organismo ao procedimento cirúrgico invasivo.
O que faz o corpo produzir seroma?
Segundo o cirurgião plástico, Dr. Luiz Molina, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o seroma ocorre quando há acúmulo de líquido embaixo da pele, geralmente perto da cicatriz da cirurgia. “É uma reação inflamatória causada pelo próprio sistema imunológico do paciente.
Qual melhor compressa para seroma?
Compressa com gelo também é uma medida que ajuda na prevenção do seroma, além de também ser um excelente anti-inflamatório local. O tratamento do seroma só é necessário quando existe um grande acúmulo de líquidos ou surge dor, pois, nos casos mais leves, o corpo é capaz de absorver o excesso de líquido.
Quanto tempo é normal sair secreção de uma cirurgia?
É caracterizada pela presença de secreção. Esta fase pode durar de 1 a 4 dias, a depender da extensão da área a ser cicatrizada e da natureza da lesão. Neste período, a ferida pode apresentar edema (inchaço), dor e vermelhidão.
Pode fazer drenagem com seroma?
Nesses casos, o profissional pode fazer a drenagem do seroma utilizando uma agulha e uma seringa, em um procedimento conhecido como aspiração ou punção. Um dreno também pode ser utilizado. Além disso, antibióticos (em caso de infecção), analgésicos e anti-inflamatórios (para gerenciar a dor) podem ser prescritos.
Como saber se a cirurgia está inflamada por dentro?
Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:
- Vermelhidão;
- Inchaço;
- Dor ao tocar;
- Sensação de calor.
O que é um seroma tardio?
Seromas são complicações tardias pouco comuns, que podem se manifestar sem causa definida e cujo tratamento implica a retirada ou a troca das próteses.
Como saber se a cicatrização está boa?
Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando "escondida" ou quase imperceptível no convívio social.
O que fazer para acelerar a cicatrização de uma cirurgia?
Não é possível acelerar as etapas de cicatrização, isso porque este é um processo biológico e que depende de inúmeros fatores para ocorrer de forma natural, como genéticos e a ausência de interferências.
Como tratar seroma tardio?
Em casos de seroma tardio (um ano ou mais após a operação), é necessário também pesquisar a presença de células neoplásicas no líquido aspirado. – Em caso de infecção, tratar com antibiótico e caso o seroma não desapareça optar por tratamento cirúrgico conforme descrito abaixo.