O que é um Serafim na Bíblia?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Os serafins são representados à volta do trono de Deus, sendo portanto o segmento da hierarquia angélica que mais se aproxima de Deus. Assim sendo, são também os que mais próximos estão da Sua sabedoria, e, como consequência, são muitas vezes representados iconograficamente com olhos nas asas.

2 aSerafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o seu rosto, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. 3 E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua aglória.

Existem, além de Metatron, outros 8 anjos Serafins: Vehulah – Jeliel – Sitael – Elemiah – Mahasiah – Lelahel – Achaiah – Cahethel. As pessoas regidas por esses anjos têm como características em comum serem pessoas fortes, sábias, maduras e com forte ligação à Deus.

Esse texto de Isaías claramente indica que a função principal dos serafins é adorar diante do trono de Deus. Alguns intérpretes dizem que os serafins podem ser considerados como uma classe dos mais nobres anjos que assistem na presença de Deus dia e noite. Os serafins proclamam a santidade de Deus em tudo o que fazem.

Até mesmo Miguel, como líder dos anjos do Senhor, é citado no texto bíblico dessa forma. Já os querubins e os serafins também pertencem à ordem dos anjos. Mas por outro lado, os querubins e os serafins parecem estar mais relacionados à adoração a Deus e ao zelo pela glória divina.

Por que eles cobriam os pés: Os serafins tapavam os pés como um sinal de reverência e respeito diante de Deus. Esta passagem nos ensina o quanto devemos ter reverência na presença de Deus, pois os próprios serafins, que são seres santos e puros, temem a Deus a ponto de se acharem indignos de estarem em Sua presença.

O que é Querubim:
Querubim é um anjo considerado como mensageiro de Deus e símbolo da justiça divina. De acordo com a ordem angelical, os querubins integram a primeira hierarquia, classificados logo abaixo dos serafins. Os querubins são mencionados em diversas passagens bíblicas.

E o livro do Apocalipse confirma: “Eu vi os sete Anjos que assistem diante de Deus” (Ap 8,2).

Você pode marcar no versículo 1 quem Isaías viu. Os serafins no versículo 2 são seres angelicais que ministram nas cortes de Deus. As asas dos serafins representam seu poder para mover-se e agir (ver D&C 77:4).

Segundo a mesma Bíblia os arcanjos são sete mas apenas três são mencionados: Miguel, Rafael e Gabriel. Os outros nomes (Uriel, Baraquiel ou Barachiel, Jegudiel ou Jehudiel, Fanuel ou Phanuel e Salatiel) aparecem nos livros apócrifos de Enoque, o quarto livro de Esdras e na literatura rabínica.

Os Serafins são constituídos da luz mais brilhante, dos pensamentos mais puros, depois de Deus. São os Anjos mais antigos, pois foram os primeiros a serem criados. Assemelham-se a chamas flamejantes. Geralmente habitam em Netuno, mas estão muito mais tempo perto do Supremo do que propriamente no referido planeta.

Protetor de Metatron, Serafiel tem a mais alta hierarquia dos serafims com o seguinte diretamente abaixo dele, Jeoel. Em alguns textos, ele é referido como o anjo do silêncio. Como chefe dos Serafins ele é um dos oito anjos juízes e um príncipe do Merkabah..

Na primeira, estão os Serafins, Querubins e Tronos. Eles são seguidos por Dominações, Virtudes e Poderes. Na terceira hierarquia, estão os Principados, Arcanjos e Anjos. Esses três últimos são os que estão mais próximos das necessidades dos seres humanos.

Às vezes, os serafins também são mostrados com muitos olhos nas asas, enquanto os querubins às vezes podem ser mostrados em vermelho ardente e “seis asas”, mas sem olhos (para fins práticos).

A palavra “anjo” é um termo mais amplo, enquanto “arcanjo” se refere a uma categoria específica de anjos com tarefas especiais. Os anjos são criaturas espirituais fascinantes, que cativam a imaginação de cristãos e não cristãos.