O que é um ser transcendente?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

O transcendente é o que está além do conhecimento concreto e que não se baseia somente em dados e conclusões metódicas. São sinônimos da palavra: sobrenatural, nobre, divino, sublime, extraordinário, superior, especial, celestial.

Ser superior a; passar além de; ultrapassar, exceder.

O individualismo cristão está baseado na ideia de que é na pessoa humana que o transcendente se revela no mundo terreno. Em alguns casos, como o calvinista, a alteridade e a força do transcendente são tais que ele vem a repudiar completamente o valor do corpo mundano no qual, como espírito, ele está alojado na Terra.

5 sinônimos de transcendência para 1 sentido da palavra transcendência: 1 agudeza, excelência, sagacidade, sublimidade, superioridade.

Quando sentimos compaixão, gratidão, alegria e respeito, aumentamos nosso contato com a realidade. Assim, transcendemos as preocupações do ego e encontramos significado em algo maior. Treinar a mente é treinar a transcender. Cultivamos nossa capacidade de alcançar certa espiritualidade e exercitamos a alma.

A busca pela transcendência
A transcendência tem a ver com a vida e a morte e com a possibilidade da existência de algo que vá além da vida terrena. O ser humano, na busca por sua imortalidade, procura explicações para a vida que vão além da realidade material em que vive e que consegue compreender com os sentidos.

O homem é um ser conscientemente transcendente, porque sua presença transcende seu corpo, está além do aqui e do agora, sendo capaz de projetar e viver o futuro ou reviver o passado. O homem não apenas reage ao momento, ele antecipa e cria o futuro, ele transcende seu estado, buscando seu Ser.

trans·cen·der |ê|
Ser superior a. 3. Ser transcendente; ir além do ordinário; elevar-se acima do vulgar.

Segundo os dicionários, transcender significa passar a um próximo nível, superando as limitações atuais. É você ir de um ponto A até um ponto B, agregando tudo o que captou nesse caminho ao seu crescimento. Dessa forma, funciona como uma metamorfose, onde alguém ou alguma coisa se torna algo maior e melhor.

Transcender a alma, é permitir enterrarmos tudo aquilo que já não nos faz bem, e guardar para nunca mais ser aberto. Possamos deixar fazermos as pazes com nós mesmos e desistir de lutas que não levam a nada, brigas que desgastam e só trazem infelicidade.

Ao transcender, uma pessoa deve, obrigatoriamente, avaliar o que importa para ela. Pode ser a família, o emprego, o ócio, os momentos de lazer… O ideal é que essa pessoa, depois de definir quais são suas prioridades, abandone aquilo que conhecidamente não lhe interessa ou que provoca apenas sentimentos negativos.

Os transcendentais (em latim: transcendentalia) são as propriedades do ser consideradas na filosofia clássica como as mais superiores, essenciais e absolutas; geralmente correspondem a três aspectos do campo de interesse humano e são seus ideais; ciência (verdade), artes (beleza) e religião (bondade).

2. "Transcendental é, segundo o significado imediato do termo, aquilo que se refere ao transcendente, à transcendência. Transcendente é o que ultrapassa, seja nosso ato de conhecimento, enquanto tal realidade transcendente é misteriosa, seja nossa consciência, enquanto ela é imanência, seja nosso mundo como totalidade.

Transcender é fazer um percurso para o mais além do eu humano, é viajar pelo saber das outras realidades onde, por muitas vezes nunca tinha passado pela mente do próprio sujeito a possibilidade como escolha.

Ao estabelecer parâmetros objetivos para se reconhecer a transcendência dos recursos: transcendência jurídica (sobre matéria nova), transcendência política (sobre matéria velha que contrarie súmula ou orientação jurisprudencial do TST ou STF), transcendência econômica (se o valor da causa for elevado) e transcendência ...