O que é um ser Procarionte?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

De maneira geral, as células procariontes são células que não apresentam envoltório nuclear. Por isso, algumas pessoas costumam dizer que são seres que têm seu material genético disperso no citoplasma. Além disso, células procariontes não apresentam organelas membranosas.

Os procariontes são organismos unicelulares pertencentes aos domínios Bacteria e Archaea. As células procarióticas são muito menores que as células eucarióticas, não apresentam núcleo, e carecem de organelas. Todas as células procarióticas são envoltas por uma parede celular.

As células procariontes possuem como característica principal a ausência de material genético envolto por membrana nuclear. Assim, esse material fica espalhado pelo citoplasma, em regiões denominadas de nucleoide.

As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo delimitado por um envoltório nuclear. Nesse tipo celular, o material genético não está espalhado pelo citoplasma, como nas células procariontes, mas, sim, restritos à região do núcleo.

Principais características da célula procarionte
Dizemos que a célula procarionte não possui um núcleo verdadeiro, pois este é formado por algumas membranas que constituem o “nucleoide”, ou seja, um núcleo não separado. A sua característica mais peculiar é a falta de carioteca para subdividir o núcleo celular.

Grande parte dos organismos vivos que conhecemos, com exceção de bactérias, micoplasmas e cianobactérias, possuem células eucariontes, ou seja, são seres eucariontes. Temos como exemplo as plantas e os animais. Isso significa dizer que o reino protista, fungi, plantae e animalia é de domínio eucarionte.

Além da falta de membrana nuclear, as células procarióticas também não possuem estruturas membranosas internas como o retículo endoplasmático e complexo golgiense.

Aprovada pela comunidade
As células procariontes são células que não possuem núcleo, a carioteca. O DNA dessas células possui um formato anelar e fica disperso pela membrana. Essas células também não possuem Complexo de Golgi, retículo endoplasmático, mitocôndrias e cariomembrana.

Os procariontes e outros microrganismos são responsáveis pela diminuição e reciclagem da matéria orgânica do solo. Diferentes grupos de bactérias desempenham papéis diferentes como, por exemplo, a digestão de celulose, açúcares ou outros polissacarídeos, a hidrólise de peptídeos, ou a decomposição de aminoácidos.

As bactérias são seres procariontes, ou seja, não possuem núcleo definido, e seu material genético está concentrado em uma região que não é envolta por membrana. Essa região é denominada nucleoide.

Como os procariontes se reproduzem? Os procariontes se reproduzem através de um processo de divisão celular chamado fissão binária. Como a mitose em eucariontes, este processo consiste em copiar o cromossomo e dividir a célula em duas.

A gema do ovo de um avestruz é, portanto, a maior célula do mundo em volume!

Procariontes: bactérias e arqueobactérias; Eucariontes: protista, plantas, fungos e animais.
...
As células procariontes (ou as bactérias) possuem membrana celular que exerce o papel seletivo e também de:

  • delimitação celular;
  • parede celular;
  • cápsula bacteriana feita de polissacarídeos;
  • citoplasma.

A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre em todas as células eucarióticas e garante a formação de duas células-filhas. É um processo importante para o crescimento e regeneração de organismos multicelulares e para a reprodução assexuada de organismos unicelulares.

Células que podem ser encontradas em bactérias e cianobactérias. As células procariontes ou procarióticas são definidas por sua principal característica: seu material genético não está delimitado à membrana nuclear, esse material fica disperso por todo o citoplasma da célula.

Continuar lendo