O que é um ser monista?

Perguntado por: aevangelista8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

substantivo masculino [Filosofia] Sistema filosófico segundo o qual a realidade (tudo o que existe) se reduz somente em um único princípio, estando os seres condicionados a ele.

Como modelos do pensamento monista temos os filósofos pré-socráticos da escola Mileto, Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito e Parmênides, mas alguns autores como Spinoza, no século XVII, que afirmava que a única substância é Deus ou natureza, ou Marx, no século XIX, para quem a única substância é matéria, também ...

O monismo que reduz o corpo à mente é conhecido como imaterialismo, e foi defendido por George Berkeley e pelos behavioristas. O monismo que reduz a mente ao corpo é conhecido como materialismo, e foi e continua sendo defendido por diversos filósofos, psicólogos e cientistas cognitivos.

O monismo é a teoria que diz que a mente e o corpo são, na realidade, uma única substância. Os monistas, também chamados materialistas ou fisicalistas, afirmam que ambas são matéria, e os monistas idealistas apoiam que ambas estão situadas na mente.

Entre os filósofos do materialismo monista são três filósofos de Mileto: Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes, que acreditará que era o ar. Heráclito foi também referido como sendo um filósofo desta corrente.

Os filósofos anteriores a Aristóteles eram monistas e ele é monista na medida em que junta a filosofia e a ciência numa mesma causa,numa única causa.

Parmênides foi o principal filósofo da Escola Eleata e um forte defensor do monismo e do imobilismo no mundo antigo.

De um modo geral, o dualismo indica toda e qualquer doutrina que defenda que a realidade deriva de dois, e apenas dois, princípios ou fundamentos.

De um lado os Pré-Socráticos de Eleia defendiam a existência de uma realidade única, por isso ficaram conhecidos também como monistas. A realidade para eles era única, imóvel, eterna e imutável.

Enquanto a primeira se dedica à adoração de vários Deuses, responsáveis por diferentes manifestações da vida (como Deus da Água, ou Deus do Fogo, da Colheita, etc), o segundo acredita que todas essas manifestações são, por si só, Deus.

Ao equiparar geração e alteração, os monistas na verdade afirmam a alteração e negam a geração. Os pluralistas, por sua vez, para quem geração e alteração seriam coisas distintas, dariam enfoque ao processo de geração e negariam a alteração (no sentido mais estrito, aristotélico, de uma mudança de qualidades).

Significado de Dualista
adjetivo Em que há dualismo, existência simultânea de duas coisas, princípios, sensações contraditórias numa mesma situação ou pessoa.

Plotino era monista, pois conferia o sentido e o princípio de tudo a um único ser, que seria também a fonte do conhecimento. Platão, por sua vez, era dualista, pois acreditava em uma dupla e distinta realidade, constituída pelo Mundo das Ideias e pelo mundo físico.

o “monismo moral” que Honneth defende como sua posição específica leva a um resultado ambíguo. Por um lado, ele parece constituir uma posição poderosa para propósitos críticos.

Parmênides foi o mais influente dos filósofos antes de Platão. Em sua doutrina se destacam o monismo e o imobilismo. Ele defendia a ideia de que tudo o que existe é eterno, imutável, indestrutível, indivisível e, portanto, imóvel.

o dualismo aceita a existência de ordens jurídicas coexistentes, independentes e autônomas. o monismo defende a primazia do direito interno do país, haja vista a aplicação do direito ao caso em concreto.

Os filósofos monistas são aqueles acreditam que tudo se deriva de uma única coisa, denominada a substância. E todas as outras coisas se originam da substância. Enquanto os filósofos pluralistas não partilham dessa ideia e acreditam que as coisas derivam-se de mais de uma única coisa.

Isto é, “monismo jurídico significa o reconhecimento de apenas uma ordem jurídica, estatal ou universal” (SANTOS, 2009, p. 57). Para o autor, tal conceito é o que melhor traduz a acepção da palavra, de modo que a identificação do monismo com a atuação estatal não é elemento necessariamente indispensável.

São chamados de monistas os pré-socráticos os quais acreditavam que o elemento primordial era apenas um. Esse elemento passou por uma transformação para dar origem aos demais elementos que conhecemos hoje.

É questionável se Anaximandro foi discípulo de Tales, como fazem crer os registros de Aristóteles, mas certamente Anaximandro é o sucessor intelectual e continuador da chamada Escola Monista, cuja base foi a ideia de que a natureza dos objetos é uma única substancia que lhes garante as qualidades.