O que é um ser inanimado?

Perguntado por: dmodesto8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras. Existem ainda os objetos criados pelo homem, que não são vivos, como os carros, as roupas, os computadores, os brinquedos e vários outros. A Água e as pedras são seres não vivos.

Diferentemente da matéria bruta, seres vivos possuem moléculas orgânicas em sua constituição. Além disso, em sua composição estão incluídos átomos de hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e, em proporções menores, fósforo e enxofre. Essas substâncias se unem, formando células: unidades fundamentais destes organismos.

Seres vivos são organismos que reúnem características indispensáveis que permitem distingui-los dos seres não vivos. Por exemplo, podemos dizer que uma planta é um ser vivo, pois apresenta propriedades como crescimento, reprodução e organização celular.

Um verdadeiro exemplo de "ser" não vivo são os vírus, pois são elementos acelulares, ou seja, não são compostos por células. São tratados, por alguns profissionais, como alguns pesquisadores em virologia, como seres vivos, por possuírem material genético.

Fatores abióticos são os componentes não vivos do ecossistema. São exemplos de fatores abióticos os gases atmosféricos, radiação solar, sais minerais e água.

Bactérias são organismos de uma única célula e são os menores seres vivos conhecidos (se não considerarmos vírus como sendo um ser vivo).

Exemplos de seres não vivos

  • Água;
  • Ar;
  • Solo;
  • Rochas;
  • Fogo;
  • Gases.

No entanto, o fogo não possui uma organização, não mantem a homeostase e não possui informação genética necessária para sua evolução. Os seres vivos podem manter algumas propriedades da vida quando deixam de viver, mas perdem outras.

1. Seres animados. Relativo aos seres que tem vontade própria, que podem se mover por si mesmo. Pedras não são seres animados.

Origem etimológica:latim animatus, -a, -um, particípio passado de animo, -are, dar vida, soprar.

Prosopopeia ou personificação é a atribuição de características humanas a seres não humanos ou inanimados. A prosopopeia também é entendida como figura de linguagem do animismo, pois, como o próprio nome diz, trata-se de um processo de animação dos personagens em um texto literário ou campanhas publicitárias.

Organismo vegetal composto por 47 mil clones de árvore interconectados por uma única raiz ocupa uma área gigantesca de 42 hectares, que equivale a 60 campos de futebol. O que lembra uma floresta de árvores individuais é, na verdade, o maior organismo vivo da Terra.

Essa teoria foi contestada por muitos cientistas, que através de experimentos comprovaram que um ser vivo só se origina de outro ser vivo pré-existente, nascendo então a Teoria da biogênese.

Os seres vivos são constituídos por células, necessitam de energia para realizar metabolismo, respondem a estímulos, apresentam material genético, reproduzem-se e evoluem. Estima-se que a vida na Terra começou há cerca de 3,5 bilhões de anos, provavelmente com as cianobactérias.

Os elementos não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.

São os que nascem, crescem, se reproduzem ou não, e morrem. Seres não vivos também fazem parte da natureza, mas eles não crescem, não respiram, não se alimentam, não se reproduzem e nem morrem. Exemplo: a água, o ar, a pedra, a terra etc.

Continuar lendo