O que é um ser anaeróbio facultativo?

Perguntado por: rmota . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Anaeróbias: aquelas que têm dificuldade de viver ou crescer na presença de oxigênio. Bactérias facultativas: aquelas que podem viver e crescer com ou sem oxigênio.

Já a respiração anaeróbia, também chamada de respiração anaeróbica, ou também de fermentação, ocorre apenas na ausência de oxigênio. Organismos como fungos e bactérias, por exemplo, realizam a respiração na falta do oxigênio.

A respiração pode ser de dois tipos básicos: a aeróbica e anaeróbica. A respiração aeróbica é aquela que utiliza oxigênio como aceptor final. A anaeróbica, por sua vez, não utiliza essa substância.

Nome dado aos microrganismos que vivem sem ar ou sem oxigénio e que procuram a energia necessária na fermentação da glucose e de outros produtos. Microrganismo que só pode viver sem oxigénio.

O termo anaeróbio abrange uma ampla gama de variação biológica. Existem os anaeróbios “estritos”, como a bactéria Treponema denticola e muitas espécies de Clostridium spp., que só crescem se o O2 estiver ausente no meio. Os anaeróbios “moderados” crescem em atmosferas que contêm até 10% de O2.

A principal diferença dos anaeróbicos para os aeróbicos é que, neste caso, os músculos não se utilizam do oxigênio para a queima de gordura. Nos anaeróbicos, é utilizado o carboidrato presente nas células para a produção de energia.

Um organismo anaeróbico é qualquer organismo que não necessita de oxigênio para o crescimento. Ele pode reagir negativamente ou até mesmo morrer se o oxigênio está presente.

Anaeróbios podem ser classificados pela morfologia colonial ou celular (Gram) e pelo grau de susceptibilidade ao oxigênio, mas nenhum esquema de classificação tem sido adotado, causando confusão.

Respiração celular anaeróbica
Essa etapa também é conhecida como fermentação. Dentro da respiração celular, ela ocorre em casos onde não existem oxigênio no citosol da célula eucariótica e procariótica como, por exemplo, as bactérias que vivem nas profundezas do mar.

Há também alguns organismos que são chamados de anaeróbios facultativos, por fazerem a respiração anaeróbia apenas quando o oxigênio lhes falta, é o caso do levedo de cerveja e das células musculares.

Designação aplicada a procariontes, como a Escherichia coli e muitas bactérias do solo, que utilizam o oxigénio na respiração celular quando este se encontra no meio, mas recorrem a processos fermentativos quando este está ausente.

Atividades anaeróbicas

  • musculação;
  • pilates;
  • arremesso e levantamento de peso;
  • abdominais;
  • crossfit.

Respiração celular anaeróbica
Podemos citar dois exemplos clássicos dessa forma de respiração celular: a fermentação e a glicólise.

Os exercícios anaeróbicos utilizam uma forma de energia que independe do uso do oxigênio. São exercícios de alta intensidade e curta duração que envolvem um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos em que há produção de ácido lático.

Organismos anaeróbicos aerotolerantes são bactérias que respiram anaerobicamente, mas que podem sobreviver na presença de oxigênio. Bactérias anaeróbicas facultativas podem realizar tanto fermentação quanto respiração.

A respiração celular anaeróbica ou anaeróbia se trata da obtenção de energia a partir de reações químicas sem o envolvimento do oxigênio, como ocorre na fermentação e na glicólise. A energia, que é o produto final dessas reações, é proveniente da molécula de ATP, adenosina trifosfato.