O que é um sentido restritivo?
As restritivas precisam o significado do antecedente (substantivo ou pronome que as precedem) e são imprescindíveis ao sentido da frase. Exemplo: «Este é um livro que não tem igual na nossa literatura». As explicativas são acessórias.
Que pronome relativo restritivo?
As orações relativas restritivas são compostas por um pronome relativo (ocasionalmente omitido), um verbo e outros elementos opcionais, como o sujeito ou objeto do verbo. Não se deve utilizar vírgulas para separar as orações relativas restritivas do resto da oração.
Que explicativo e restritivo vírgula?
Orações subordinadas adjetivas: só a explicativa é separada por vírgula; a restritiva não. As orações subordinadas adjetivas são as iniciadas por um pronome relativo.
Que vírgula restritiva?
Bom, é fácil notar que as orações adjetivas restritivas não apresentam vírgulas, e as explicativas apresentam.
Quando a vírgula é explicativa?
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.
Em que alternativa há uma oração subordinada adjetiva restritiva?
As orações subordinadas adjetivas restritivas são aquelas que restringem o significado do termo ao qual se associam, limitando-o. Desta forma, podemos perceber que a alternativa "A mulher que sorria era sua esposa" é a única que apresenta uma oração subordinada adjetiva restritiva.
Qual a alternativa que corresponde a uma oração subordinada adjetiva restritiva?
As alternativas que apresentam orações subordinadas adjetivas restritivas são: a) ( ) A irmã, que era cega, foi à festa com ele. b) ( ) Essa cantora de que falo era uma mulher otimista e batalhadora. c) ( ) Meu esposo, que sempre me apoiou, merece todo meu amor.
Por que o tipo restritivo é o mais adequado para a caracterização desses antecedentes?
As orações restritivas são mais usadas, pois está sendo feita uma restrição em relação aos antecedente e não uma explicação.
Qual a diferença entre adjetivo restritivo?
céu azul; faca afiada; neve fria. Contrário ao explicativo, o adjetivo restritivo refere-se às características que não são próprias do ser, uma vez que particulariza o significado do substantivo.
Quando o enterro passou os homens que se achavam no café?
07. (UE PONTA GROSSA-PR) “Quando o enterro passou / Os homens que se achavam no café / Tiraram o chapéu maquinalmente” (Manuel Bandeira). ( ) Ninguém desconfiava de que as decisões já estavam tomadas.
É correto utilizar na qual?
Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.
O que é adjetivo restritivo exemplos?
ADJETIVO RESTRITIVO: particulariza o significado do substantivo a que se refere, uma qualidade que não é própria do ser: fruta madura, homem baixo, céu alaranjado, etc.
Como uma vírgula pode mudar o sentido da frase?
A vírgula evita ambiguidades. Ela é uma ferramenta que nos permite ser claros a respeito de nossas intenções como falantes. Nesse caso, alterar o seu lugar no texto alteraria também o contexto, o interlocutor e o sentido da mensagem.
O que não se separa com vírgula?
Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.