O que é um Sarcomero e quais seus componentes?

Perguntado por: ocaldeira . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Os sarcômeros são unidades que se repetem nas miofibrilas e são compostos pelas proteínas actina, tropomiosina, troponina (filamentos finos) e miosina (filamentos grossos). As miofibrilas são filamentos cilíndricos de proteínas (as citadas acima) que, em conjunto, formam a fibra muscular.

No centro de cada banda I, observa-se a presença de uma linha escura transversal, denominada de linha Z, que delimita o chamado sarcômero. A banda A apresenta uma região mais clara no centro, chamada banda H, que é formada apenas por filamentos grossos. Observe a estrutura de um sarcômero.

No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.

Um sarcômero compreende o segmento entre duas linhas Z consecutivas e é a unidade contrátil da fibra muscular, pois é a menor porção da fibra muscular com capacidade de contração e distensão.

As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero. O sarcômero é a unidade funcional da contração muscular. Sarcômero: relaxamento e contração.

O maior músculo do corpo humano é o da coxa, com comprimento de até meio metro. Por outro lado, o menor músculo é o que está localizado entre as vértebras, medindo cerca de 1 cm. O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos.

Entre as suas principais características estão: excitabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade. Os músculos representam 40% da massa corporal. Por isso, em muitos animais o tecido muscular é o mais abundante. As células do tecido muscular são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos.

O músculo estapédio é o menor músculo do corpo humano, com um comprimento de aproximadamente 6 milímetros. Ele localiza-se na cavidade timpânica da orelha média, conectando a eminência piramidal da parte petrosa do osso temporal ao aspecto posterior do colo do estribo.

Na porção central da banda I, existe uma linha escura denominada de linha Z que delimita o sarcômero. Cada sarcômero é formado, portanto, por duas porções da banda I e uma banda A.

O sarcômero é formado por um conjunto de proteínas, sendo classificadas de acordo com sua função, sendo elas: Proteínas contráteis, regulatórias e não contráteis.

Quando um sarcômero está em repouso, filamentos grossos e finos se sobrepõem parcialmente, porém, quando o músculo se contrai, um filamento desliza sobre o outro em grande proporção, diminuindo o tamanho do sarcômero. Sendo assim, a contração baseia-se no deslizamento dos filamentos uns sobre os outros.

O tecido muscular é responsável pela contração muscular, característica conferida pela presença dos filamentos proteicos de actina e miosina. Esses filamentos utilizam a energia proveniente das moléculas de ATP (adenosina trifosfato) para a realização do processo de contração.

Estes três tipos são: contração isometrica (metria = comprimento; iso = igual ou constante), contração isotônica (que pode ser dividida em excêntrica e concêntrica) e contração isocinética (cinética = velocidade; iso = igual ou constante).

Na divisão celular, o sistema actina-miosina possibilita a contração do citoplasma, o que leva à separação das células filhas. Além disso, essas proteínas são responsáveis pela formação do citoesqueleto, ou seja, conferem forma a todas as células do organismo.

O músculo estriado esquelético é constituído por células (fibras) cilíndricas, longas e multinucleadas com estriações transversais bem evidentes pela microscopia de luz e disposição regular, em toda extensao da célula.

1 resposta(s) A presenca de cálcio no sarcômero permite que a miosina se ligue a actina, desencadeando assim uma contração muscular. A presenca de cálcio no sarcômero permite que a miosina se ligue a actina, desencadeando assim uma contração muscular.

Nos músculos, a actina atua em conjunto com a miosina na realização da contração muscular. Um filamento de actina desliza sobre um de miosina, levando ao encurtamento do músculo. O resultado é a sua contração, que também leva ao dobramento das juntas.

O retículo sarcoplasmático também tem a função de regular o fluxo desses íons de cálcio dentro da célula muscular. A regulação feita por essa organela promove a realização dos ciclos de contração e descontração muscular.

Nas fibras musculares, observa-se as miofibrilas, que são feixes de filamentos. Elas são formadas por quatro tipos de proteínas: a miosina, a actina, a tropomiosina e a troponina. Entre essas proteínas, a actina e a miosina são encontradas em maior quantidade.

O nervo trigêmeo é responsável pelo controle dos músculos da mastigação e pelo transporte de informações sensitivas do rosto até o cérebro.