O que é um sal em vendas?

Perguntado por: edias . Última atualização: 27 de abril de 2023
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É a hora do time de vendas decidir com quem eles vão falar. O Sales Accepted Lead ou SAL, é o Lead Aceito por Vendas. Esse “aceite” idealmente é feito por um time de pré-vendas (ou SDRs), que vai verificar se as informações obtidas pelo Marketing estão corretas.

Um Lead é uma oportunidade de negócio para a empresa. De forma mais concreta, Lead é alguém que forneceu suas informações de contato (nome, email, telefone, etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site (conteúdo, ferramenta, avaliação, pedidos sobre produto/serviço, entre outros).

MQL e SQL significam, respectivamente, Marketing Qualified Leads e Sales Qualified Leads. Isto é, leads qualificados de marketing, aqueles que devem ser trabalhados para se tornarem leads qualificados de vendas, sendo esses os já propensos a comprar, e assim, trabalhados pela equipe de vendas.

Em alguns mercados, um Custo por Lead de R$ 150,00 pode ser barato. Para outros, extremamente alto. Por isso, você precisa analisar e considerar os aspectos anteriores, bem como o ROI (Retorno sobre o Investimento) e o ticket médio dos produtos/serviços do seu negócio para saber se o CPL está de fato bom ou não.

O custo por lead (CPL) é justamente a divisão entre o valor gasto em sua campanha e o número de pessoas que efetivamente mostraram-se interessadas no seu produto, ainda que você não tenha fechado contrato com elas (ou seja, convertido seus leads). Neste caso hipotético, ele é 5 reais.

SQL significa Structured Query Language, literalmente a linguagem padrão para realizar queries. A linguagem SQL é utilizada de maneira relativamente parecida entre os principais bancos de dados relacionais do mercado: Oracle, MySQL, MariaDB, PostgreSQL, Microsoft SQL Server, entre muitos outros.

A linguagem SQL (Structured Query Language) é o termo utilizado para definir, em inglês, Linguagem Estruturada de Dados. Essa é, como o próprio nome aponta, uma linguagem de programação com foco na manipulação de informações em sistemas de gestão de bancos de dados.

Você pode usar instruções SQL para armazenar, atualizar, remover, pesquisar e recuperar informações do banco de dados. Também pode usar SQL para manter e otimizar a performance do banco de dados.

Já sabemos que CRM é a sigla usada para "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Porém, a definição de CRM vai além: é uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato.

O pipeline é um mapa das etapas que compõem o processo de vendas de uma empresa. Cada negociação é movimentada pelo pipeline de vendas seguindo algumas fases, como primeiro contato, proposta e negociação, com os clientes em potencial sendo passados para o estágio seguinte na medida que avançam no processo comercial.

Uma copy é um texto que tem um único objetivo: a conversão. Em suma, são técnicas de escrita persuasiva para compor textos que vendem. Esse conceito é aplicado há muitas décadas. Você poderia encontrar uma copy em uma página de jornal nos anos 1960 em formato de anúncio, por exemplo.

Essencialmente interruptivo, o outbound se refere a um conjunto de estratégias em que a empresa vai ativamente até seus potenciais clientes. No outbound, não há necessariamente uma preocupação com o interesse genuíno do alvo das ações ou interação prévia entre o prospect e a marca.

SDR é a sigla utilizada para se referir ao profissional que ocupa o cargo de Sales Development Representative. Em livre tradução, SDR significa Representante de Desenvolvimento de Vendas. Outras denominações dadas ao SDR são hunter, prospector ou simplesmente analista de pré-vendas.

Inbound e Outbound são duas formas diferentes de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa. O Inbound Marketing busca despertar o interesse do cliente com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto. O Outbound Marketing é mais tradicional, com o uso de propagandas físicas e digitais.

Custo por Clique (CPC), Custo por Mil (CPM) e Custo por Aquisição (CPA) são métodos de cobrança, geralmente utilizados por plataformas de mídia online. O CPC é calculado de acordo com o número de cliques nos anúncios, o CPM por impressões e o CPA é pelo número de conversões.

Como calcular o CAC
Para calcular o CAC, basta calcular seu custo total de aquisição de clientes (marketing, custo do time comercial etc) dividido pelo número total novos de clientes. Assim sendo, o resultado será o CAC. A fórmula é esta: Custo total para aquisição de clientes / Total de novos clientes = CAC.