O que é um sacerdote de acordo com a Bíblia?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os homens que exerciam o sacerdócio cuidavam do povo, mas a sua finalidade era cuidar da Casa de Deus. Já os profetas realizavam um trabalho mais expansivo, pois pregavam a Palavra de Deus, estavam mais próximos do povo e não gozavam do mesmo respeito e cuidados dedicados aos sacerdotes.

Significado de Sacerdote
substantivo masculino Aquele que ministra os sacramentos da Igreja; padre, reverendo, presbítero. Rel. Ministro que oferecia vítimas à divindade e cuidava dos assuntos religiosos. [Figurado] Aquele que tem profissão honrosa ou missão nobre: os sacerdotes do magistério.

Ser levita é exercer uma atividade ligada ao culto de adoração a Deus. E o termo Levita tem se popularizado como a forma como são chamados especificamente os ministros de louvor e músicos evangélicos nas igrejas.

A espiritualidade sacerdotal é aquela que decorre da natureza 'apostólica' do seu ser, ou seja, a de o sacerdócio ser na Igreja o mesmo que os apóstolos eram com o Senhor e na Igreja primitiva.

Para que uma pessoa pudesse assumir o cargo relacionado a comandar o templo, além claro da indicação do sumo sacerdote, precisava ser sabatinado pelo Sinédrio e também devia preencher os requisitos formais estabelecidos pela Lei Mosaica. A perfeição do corpo também era um requisito necessário e obrigatório.

Os sacerdotes desempenhavam diversas atividades como: sacrifícios pelos pecados diversos, os sacrifícios pacíficos, as ofertas de manjares, sacrifício pelo sacrilégio, consagrações, culto divino. Dentre os sacrifícios pelos pecados, havia o sacrifício pelos pecados por ignorância dos sacerdotes.

O sacerdócio real é o presente concedido por Deus a todas as pessoas cristãs para viver o amor por meio da fé em Cristo. A pessoa cristã é livre pela fé de qualquer dever a outra pessoa, contudo, ela é serva pelo amor, a toda e qualquer criatura.

Aarão

O primeiro sumo-sacerdote foi Aarão, que foi ungido por Moisés.

O sacerdócio está dividido em duas partes: o Sacerdócio de Melquisedeque e o Sacerdócio Aarônico (ver D&C 107:1). “A razão de o primeiro chamar-se Sacerdócio de Melquisedeque é que Melquisedeque foi um grande sumo sacerdote.

Essa autoridade da família inclui a autoridade para dirigir as atividades da família, as reuniões de família (como a noite familiar), as orações em família, o ensino do evangelho e o aconselhamento e disciplina dos membros da família.

O sacerdócio é a autoridade de representar a Deus. Um homem que recebe o sacerdócio é um representante autorizado do Senhor em qualquer atribuição que lhe for dada. É o dever do representante de qualquer grupo ou organização empenhar-se para representar honrosamente esse grupo ou organização.

Os levitas não tinham direito exclusivo a nenhuma porção da terra prometida, mas eram sustentados pelos dízimos do povo (Nm 18.23); os sacerdotes recebiam o dízimo do dízimo levítico e partes das ofertas sacrificiais (Nm 18.8). Quarenta e oito cidades espalhadas pela terra foram separadas para os levitas (Nm 35.1).

O sacerdote é a Lei, o levita são os profetas, e o samaritano é Cristo. As feridas são a desobediência, o animal é o corpo do Senhor, a [estalagem], que aceita todos os que desejam entrar, é a Igreja. (…) O hospedeiro da estalagem é o cabeça da Igreja, que foi confiada aos cuidados dele.

No contexto de música sacra, cantor é o vocalista e, geralmente, instrutor, em uma igreja, com responsabilidades pelo coro ou pela equipe de louvor em missa ou louvor, além de ensaios.