O que é um roteiro educacional?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Quando falamos em produção de um recurso educacional o roteiro é peça-chave para implementar uma boa estratégia de comunicação e engajar os públicos envolvidos. Um roteiro é um plano. Um documento que orienta como algo será feito.

O roteiro de aula é um documento que detalha todo o planejamento de uma aula. É nele que os professores definem o que será estudado, como esse conhecimento será transmitido aos alunos e, posteriormente, avaliado.

COMO ESCREVER UM ROTEIRO

  1. Fundamente a sua ideia. Trata-se do momento de tornar concreta aquela faísca de inspiração para transformá-la num filme. ...
  2. Defina o conflito. ...
  3. Construa os personagens. ...
  4. Desenhe a curva dramática. ...
  5. Escreva o Argumento. ...
  6. Faça a Escaleta. ...
  7. Escreva o Roteiro. ...
  8. Revise e apresente para outras pessoas.

IMPORTANTE SEGUIR OS SEGUINTES PASSOS: 1) definição do conteúdo da aula; 2) determinação dos aspectos mais relevantes do conteúdo e dos organizadores prévios; 3) sequenciação do conteúdo curricular; 4) avaliação da aprendizagem; 5) estratégia e 6) recursos instrucionais e montagem do plano de aula.

Em suma, é a forma escrita de uma obra audiovisual. Como o próprio nome diz, o roteiro é um guia, uma diretriz sobre o que deve ser filmado e, portanto, é utilizado por todas as outras áreas envolvidas na produção de um filme, como direção, iluminação e figurino.

O roteiro é o texto do filme, geralmente que se originou no argumento, mas adaptado com falas e cenas, para ser filmado. É basicamente a transcrição da história de uma forma que possa ser montada e encenada. Um exemplo de transcrição de um argumento para um roteiro: Alan vive triste e agora quer sua mulher novamente.

Deve conter informações essenciais como: onde ocorre a ação, qual é o tipo de ambiente, quais personagens participam da ação, como eles se comportam – a rubrica –, e quem fala o que pra quem – os diálogos. Mas isso é 10% do trabalho. Fazer um roteiro requer criatividade, memória e trabalho, muito trabalho de escrever.

Roteiro é uma descrição minuciosa que tem como objetivo auxiliar na execução de determinado evento. Por isso, ele pode e deve ser visto como um tipo de planejamento que auxiliará na execução, seja de um filme, vídeo, palestra, trabalho, viagem, ou outra.

Um roteiro pode levar anos para ficar pronto, como também pode surgir em dias. Depende do tamanho, do desafio, da pesquisa, da ideia.

2 descrição, esquema, itinerário, plano, programa. Regulamento: 3 código, estatuto, norma, prescrição, regimento, regra, regulamentação, regulamento.

Na linguagem audiovisual, chama-se “argumento” o gênero textual que descreve como será o filme, trazendo em detalhes a história. Além de repetir as informações contidas na sinopse (o quê, quem, onde, quando), deve expandir trazendo o "por que" e o “como”, indicando as motivações e as estratégias de abordagem do tema.

Um plano de aula tem como principal objetivo fazer a distribuição do conteúdo programático que será trabalhado durante o ano, o semestre, o trimestre, etc. e nele ainda deverá constar o número de aula e o tempo necessário para cada assunto abordado dentro da disciplina.

Como descrever uma atividade realizada em sala de aula?

  1. como era a atividade e onde foi realizada;
  2. quantos alunos participaram;
  3. qual era o objetivo;
  4. quais assuntos foram trabalhados;
  5. quais as dificuldades apresentadas.

Um roteirista é responsável por criar os roteiros utilizados em produções audiovisuais, como filmes, programas de televisão, séries e peças teatrais. Eles são os responsáveis por desenvolver a estrutura narrativa da história, criar diálogos e definir a sequência de eventos que compõem a trama.

A sala de roteiristas consiste em um espaço de trabalho em que os profissionais desenvolvem roteiros, principalmente para séries de TV e/ou para plataformas de vídeo sob demanda.

Então acompanhe a seguir cinco importantes etapas da criação de roteiros para curta!

  1. Defina o tema central.
  2. Desenvolva os personagens.
  3. Crie descrições detalhadas das cenas.
  4. Faça uma revisão final.
  5. Invista na profissionalização.