O que é um roteiro de vendas?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O script de vendas (roteiro de vendas) é um conteúdo preparado por empresas para guiar o comportamento do seu time de vendas no momento de negociar um novo cliente. O documento serve como um norteador para as ações do profissional que prospecta novas parcerias para a empresa, o guiando em cada etapa dos procedimentos.

As oito etapas do processo de vendas são:

  • Planejamento e preparação.
  • Prospecção.
  • Abordagem.
  • Levantamento de necessidades.
  • Proposta.
  • Negociação.
  • Fechamento.
  • Pós-venda.

O ciclo de vendas geralmente é dividido em sete etapas: prospecção, contato, qualificação, oferta, avaliação e negociação, fechamento e pós-venda. Vamos dar uma olhada mais de perto em cada uma dessas etapas.

Roteiro é uma descrição minuciosa que tem como objetivo auxiliar na execução de determinado evento. Por isso, ele pode e deve ser visto como um tipo de planejamento que auxiliará na execução, seja de um filme, vídeo, palestra, trabalho, viagem, ou outra.

COMO ESCREVER UM ROTEIRO

  1. Fundamente a sua ideia. Trata-se do momento de tornar concreta aquela faísca de inspiração para transformá-la num filme. ...
  2. Defina o conflito. ...
  3. Construa os personagens. ...
  4. Desenhe a curva dramática. ...
  5. Escreva o Argumento. ...
  6. Faça a Escaleta. ...
  7. Escreva o Roteiro. ...
  8. Revise e apresente para outras pessoas.

E para que a venda tenha sucesso é preciso que entendamos bem as suas três fases:

  • PRÉ-VENDA: É tudo o que tenho que fazer antes da venda e inclui: • Conhecer bem o produto ou serviço; • ...
  • VENDA: • Qual o melhor dia e horário para visitar? • ...
  • PÓS-VENDA: • Qual acompanhamento farei após a venda? •

Por isso, listamos as 6 etapas essenciais para que seu setor comercial tenha sucesso na operação.

  1. Planejamento. ...
  2. Prospecção de clientes. ...
  3. Qualificação de leads. ...
  4. Criação de propostas. ...
  5. Fechamento. ...
  6. Pós-venda.

Por isso, estabeleça uma relação de confiança com seus clientes.

  • Foque nos benefícios do seu produto ou serviço. ...
  • Resolva as objeções dos clientes. ...
  • Seja flexível e use a criatividade. ...
  • Faça um planejamento de vendas. ...
  • A persuasão é a arte de convencer. ...
  • Acredite no que está vendendo.

O ciclo de vendas é definido pelas etapas do período do processo comercial, ou seja, o tempo que leva para o fechamento de um negócio, desde a captura do lead até a compra e a pós-venda. Encurtar um ciclo de vendas longo é um dos grandes desafios a ser superado pelas empresas.

5 técnicas de vendas para todos os negócios

  • Venda o valor e não o produto ou serviço. É claro que o cliente quer conhecer mais sobre o produto ou serviço. ...
  • Faça perguntas. ...
  • Seja flexível. ...
  • Saiba lidar com as objeções. ...
  • Use gatilhos mentais para gerar conexão.

Principais aprendizados deste artigo: Os cinco pilares para fazer uma boa gestão de vendas são: alavancar as vendas, reduzir os custos, melhorar os processos, aumentar os lucros e engajar os colaboradores.

Como fazer um bom fechamento de vendas? 5 técnicas para utilizar

  1. Faça as perguntas certas. Para chegar a um bom fechamento, é fundamental fazer as perguntas certas. ...
  2. Crie senso de urgência. ...
  3. Resuma os benefícios. ...
  4. Use pedidos de desconto a seu favor. ...
  5. Retire um benefício.

Trata-se de um documento narrativo utilizado como diretriz para a gravação de filmes, programas televisivos ou jogos eletrônicos. O roteiro é uma peça fundamental para guiar todos os processos de uma produção audiovisual.

O principal propósito de um roteiro de projeto é definir os objetivos desse projeto antes de agendar a reunião inicial e de criar o seu planejamento de projeto. O roteiro deverá proporcionar uma ideia do seu posicionamento atual e, em última instância, do destino aonde você quer chegar.