O que é um romance idealizado?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Idealização: com a exaltação de temas sentimentais, os românticos apresentam descrições idealizadas do amor, do herói e da mulher, exagerando suas características. A mulher é tida como símbolo de pureza, o amor é retratado como o ideal maior e única possibilidade de realização do sujeito.

O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque.

Nacionalismo. Os românticos exaltam o nacionalismo de forma exacerbada, incentivando o amor pela própria pátria e a criação de um herói nacional. Para os europeus, esses heróis são cavaleiros medievais e no Brasil são índios valentes e civilizados.

Quanto à temática, o romance pode ser classificado de diversas formas: infantojuvenil, policial, romântico, realista, naturalista, modernista, regionalista, homoerótico, erótico, de aventura, de ficção científica, de terror, de fantasia. Enfim, são inúmeras as possibilidades temáticas desse gênero de texto literário.

O artista romântico criava em suas obras uma atmosfera de fantasia e heroísmo, valorizando a emoção e a liberdade de criação. Além de acontecimentos históricos contemporâneos, também tinha como temática culto à natureza.

O Romantismo é caracterizado pelas noções de Subjetividade, próprias do gênio criador, de arte e de Natureza que se apresentavam como atitude, maneira de viver e movimento cultural e filosófico que tinham como objetivo preencher o “vazio da modernidade” a partir da união entre Espírito e Natureza.

Liberdade de criação:
O escritor do romantismo recusa formas poéticas, usa o verso livre e branco, libertando se dos modelos greco-latinos-, tão valorizados pelos clássicos, e aproximando se da linguagem coloquial.

Principais características do romantismo
Seus autores valorizam a liberdade e expressam sentimento nacionalista. É recorrente na poesia e na prosa românticas a idealização da mulher e do amor, além da expressão do sofrimento amoroso. Estão presentes também elementos bucólicos e uma visão teocêntrica.

O Romantismo foi um dos principais movimentos de arte do século XIX e, no Brasil, teve como marco inicial a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.

Canção do Exílio
Um dos poemas mais icônicos do Brasil de todos os tempos, a Canção do Exílio (1857) de Antônio Gonçalves Dias (1823-1864) é marcada por sua exaltação e sentimentalismo da terra.

O Romance Indianista marca a busca na literatura por um herói nacional. O índio foi eleito como a figura de maior representatividade, considerando que o branco era tido como o colonizador europeu, e o negro, como escravo africano. Assim, o índio foi considerado como único e legítimo representante da América.

Os pensamentos dos depressivos têm sempre um tom pessimista e eles se sentem sem valor, culpam-se injustificadamente por acontecimentos atuais ou passados, sentem-se fracassados. Nos casos mais graves crêem-se irremediavelmente arruinados.

O romance indianista é uma longa narrativa em que o protagonista é um índio ou uma índia. Assim, os elementos da cultura indígena são colocados em evidência para dar verossimilhança à obra. No entanto, prevalecem os valores morais da sociedade burguesa do século XIX, em detrimento dos valores propriamente indígenas.

A prosa romântica, formatado em texto corrido (e não em versos), é dividida em quatro tipos de romance: o regionalista, o indianista, o urbano e o histórico.

Romântico é aquilo que se refere ao Romantismo como movimento literário. Ex.: Castro Alves foi um poeta romântico. Fora do campo literário, o termo romance ganhou o significado de “caso de amor”, uma situação que envolve pessoas apaixonadas.

O romance realista surge orientado para a análise psicológica da sociedade, criticando-a a partir do comportamento das personagens, nomeadamente das que se consideram das classes dominantes, e procurando captar as condições mais miseráveis e torpes da vida real.

Gonçalves de Magalhães

O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836. Nesse mesmo período, foi lançada a revista Niterói que também difundia ideias românticas.

O que é ser romântico? O romantismo não consiste em gestos extraordinários e grandiosos, mas em demonstrar seus sentimentos, admiração, preocupação e dedicar seu tempo à outra pessoa. Acredite: atos simples fazem uma diferença excepcional na relação.

A poesia romântica é dividida em três fases: o indianismo possui caráter nacionalista, o ultrarromantismo está associado ao sofrimento amoroso e à morbidez, e o condoreirismo apresenta crítica sociopolítica. Já a prosa romântica é composta por romances indianistas, urbanos, regionalistas e históricos.

O romantismo tinha como principal objetivo fazer oposição ao classicismo, ao racionalismo e ao iluminismo, contrariando a objetividade, a imagem do perfeito e o realismo, que caracterizavam esses movimentos anteriores.

O romantismo defendia que as emoções e os sentidos também eram importantes na formação do raciocínio do indivíduo. A presença da emoção e dos sentimentos dos autores nas obras é uma das características mais marcantes no movimento.