O que é um rito de casamento?

Perguntado por: ialegria . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

A cerimônia de casamento é a celebração do amor, o ritual da confirmação e do compromisso do amor do casal diante de tantas pessoas especiais. Em outras palavras é mostrar para o mundo o tamanho desse amor e do propósito de vida juntos. Cada cerimônia de casamento é única e especial.

Dentro da celebração, vários símbolos são recorrentes: aliança, vestido branco, véu, grinalda, buquê, chuva de arroz… mas você já parou para se perguntar a importância e o significado disso tudo?

Qualquer que seja a religião, todos concordam em descrever o casamento como uma ideia divina. “Na fé cristã o matrimônio é um sacramento na teologia da Igreja Católica, é um sinal sensível e eficaz da graça de Deus e por meio do qual se concede a vida divina”!

Um Rito é como uma lei, ele reflete princípios que o orientam, possui elementos históricos, além de buscar um objetivo específico. Os ritos acabam compondo um ritual. Já o ritual seria o desenvolvimento, ou a aplicação dessa lei.

1 Conjunto das cerimônias e regras a serem observadas na prática de qualquer religião, seita etc.; liturgia. 2 por ext Qualquer religião, culto ou seita. 3 Antrop , Etnol Qualquer processo e prática de caráter sagrado ou simbólico, capaz de determinar e desenvolver costumes.

Na maior parte do mundo, a religião costuma orientar os ritos de passagem que marcam as transições fundamentais na vida: nascimento, maioridade, casamento, procriação e morte. O ritual serve para assinalar um ponto de transição, para fortalecer o vínculo com a fé e auxiliar psicologicamente os que passam pela mudança.

Rito do matrimônio
É o grande momento. Quando o Padre fala um pouco sobre o casamento, baseando-se na Bíblia, e expõe aos noivos as vontades de Deus para os casais. Em seguida, o celebrante questiona os noivos, a respeito de sua sincera vontade de unirem-se em matrimônio.

Os votos, já são o que realmente vocês sentem um pelo outro, é um momento pessoal e íntimo do casal. Na cerimônia podemos ter o juramento mais os votos, ou apenas um dos dois. Esse momento normalmente acontece após a entrada das alianças na cerimônia.

Rito é um pouco diferente de ritual, dando continuidade ao mito. No sentido mais geral, é uma sucessão de palavras e atos que, repetida, compõe uma cerimônia (religiosa ou civil). Apesar de seguir um padrão, o rito não é mecanizado, pois pode atualizar um mito, mantendo ensinamentos ancestrais e sagrados.

São eles: Ritos de Passagem; Ritos de Degradação; Ritos de Aperfeiçoamento; Ritos de Renovação; Ritos de Redução de Conflitos; e Ritos de Integração.

A cor azul é frequentemente associada à sorte no casamento. A associação da cor azul com a sorte no casamento é resultado da crença de que a cor azul simboliza pureza e fidelidade.

O casamento eterno não é apenas um contrato legal temporário que pode ser encerrado a qualquer momento por qualquer motivo. Ao contrário, trata-se de um convênio sagrado com Deus que pode ser válido nesta vida e por toda a eternidade.

Podem ser de nascimento, passagem à vida adulta, casamento, ou fúnebre. Muitas religiões possuem ritos de passagens diferentes. Eles são importantes porque definem a posição dos indivíduos dentro de sua comunidade religiosa e rememoram acontecimentos marcantes da tradição religiosa, reforçando, desse modo, a fé.

Para ter um casamento religioso com efeito civil os noivos devem comparecer no cartório antes da cerimônia junto com as duas testemunhas e todos os documentos necessários para o casamento civil – confira a lista aqui.

Mas podemos pensar da seguinte maneira: o ritual é uma cerimônia especial (como a missa ou o culto) formada por um conjunto de ritos, gestos e palavras próprios de cada religião. O batismo católico e o enterro judaico são exemplos de rituais religiosos.

Rito é um termo muito genérico com o qual se designam ações humanas e religiosamente significantes na conformidade com módulos fixos tradicionais. Pode, contudo, dizer-se que o rito parece ser uma ação que se repete segundo regras invariáveis, cuja execução não produz efeitos úteis.

Rito é uma palavra com origem no termo latim ritus. Trata-se de um costume ou de uma cerimónia que se repete de forma invariável de acordo com um conjunto de normas previamente estabelecidas.