O que é um resumo crítico reflexivo?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

O resumo crítico é um texto de opinião, que faz uma avaliação à respeito da obra estudada (livro, artigo científico, show, filme, palestra, entre outros documentos). Essa análise crítica pode ser construtiva, negativa ou elogiosa.

Este texto deve conter um registro de suas descobertas e sentimentos do início ao fim da experiência. Um ensaio reflexivo, deve conter os elementos essencias para recriar essa experiência, o conhecimento ou a vivência “disparadores” e deve descrever o significado que tal experiência passou a ter para você.

A formação crítico reflexiva
entendem que as transformações das práticas docentes só se efetivam na medida em que o professor amplia sua consciência sobre a própria prática. O alargamento da consciência, por sua vez, se dá pela reflexão que o professor realiza na ação.

O início deve trazer o tema da dissertação, explicando ele e fazendo uma relação com algum contexto específico que será desenvolvido ao longo do texto. Aqui é onde o contexto e as informações sobre a temática principal são trazidas, sendo explicadas de maneira direta e concisa.

A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.

Dessa forma, verifique o passo a passo para saber como fazer uma boa resenha crítica.

  1. Informe os elementos da obra. ...
  2. Faça uma síntese do assunto. ...
  3. Discorre sobre o desenvolvimento. ...
  4. Aborde o conteúdo. ...
  5. Faça a crítica. ...
  6. Analise o público-alvo. ...
  7. Apresente o autor original da obra.

A diferença entre resumo e resenha está basicamente na quantidade de informações apresentadas sobre a obra. Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos.

Uma frase está na voz reflexiva quando o sujeito gramatical é ao mesmo tempo agente e paciente da ação, ou seja, quando o sujeito gramatical pratica e sofre a ação verbal. Uma frase na voz reflexiva é formada por um verbo na voz ativa mais um pronome oblíquo reflexivo (me, te, se, nos, vos, se), que atua como objeto.

O segredo de como começar um texto dissertativo reflexivo, é estabelecer um contexto ou situação que envolva o tema em questão.

A primeira etapa para a criação do roteiro de um tema reflexivo é a conceituação da palavra-chave retirada do tema. Após isso, deve-se selecionar tipos de ilustrações desse conceito. A terceira e a quarta etapa são, respectivamente, as causas e as consequências.

O professor crítico-reflexivo possui como uma de suas grandes características a preocupação com as consequências éticas e morais de suas ações na prática social. Um educador transformador crítico insere a escolarização diretamente na esfera política e vice-versa.

O professor deve, portanto, observar sua prática, meditar a respeito das necessidades apresentadas e, voltar-se para si mesmo com uma análise franca e, acima de tudo, construtiva de sua prática, para que assim de fato ele possa buscar uma possível melhoria.

O resumo caracteriza-se por ser seletivo, objetivo e isento de comentário/julgamento de quem o produz. Já a resenha crítica, obrigatoriamente, apresenta análises do resenhista.

Conectivos para a introdução da redação

  • primeiramente;
  • em primeiro lugar;
  • antes de mais nada;
  • antes de tudo;
  • acima de tudo;
  • para começar;
  • sobretudo;
  • principalmente;

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

PALAVRAS-CHAVE: Inserir de 3 a 5 palavras-chave, apresentadas em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula e com ponto final após o último termo. Não utilizar termos que já apareceram no título e evitar o uso de expressões com mais de 3 palavras para cada palavra-chave.

O resumo segue basicamente a mesma estrutura da maioria dos gêneros textuais. Ele começa pela introdução, que deve ser usada para apresentar o tema do texto. Geralmente, é construída em apenas um parágrafo. Depois disso, vem a etapa de desenvolvimento, que é o corpo do conteúdo, onde todas as ideias são expostas.

O resumo é um texto que apresenta as ideias de outro texto maior de maneira sintetizada ao seu leitor. Dentre as características do resumo, destacamos as seguintes: poder de síntese, impessoalidade, uso da linguagem concisa e objetiva, predominância da descrição.

a) O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deve ser escrito em um único parágrafo, sem subdivisões e sem recuo de parágrafo.

Em teses o resumo deve ser apresentado com o máximo de 500 palavras e em dissertações e demais trabalhos acadêmicos, com o máximo de 250 palavras.

A principal característica deste gênero de resenha é o uso do tom crítico, ou seja, a capacidade de interpretar os pontos mais importantes do tema e opinar a respeito, tendo como base textos e informações de outras fontes que possam complementar o argumento apresentado.