O que é um relatório circunstanciado?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Documento apresentado por comissão parlamentar de inquérito ao finalizar seus trabalhos de investigação, contendo suas conclusões e sugestões. Deverá ser encaminhado às autoridades competentes nos termos regimentais.

O Relatório Circunstanciado do Ano Anterior (RCA) é um documento elaborado pela prefeitura que apresenta informações detalhadas sobre as atividades e ações desenvolvidas pelo poder executivo municipal no ano anterior. Este relatório é obrigatório por lei e deve ser disponibilizado ao público.

adjetivo Exposto minuciosamente; em que há excesso de pormenores; pormenorizado, detalhado. Que expõe todas as circunstâncias de algo: termo circunstanciado; a narrativa mostrava todos os detalhes bem circunstanciados.

O relatório pode ser classificado em dois tipos: o relatório simples e o relatório completo.

  • Relatório simples: é feito em forma de síntese, isto é, um resumo descritivo das principais atividades realizadas. ...
  • Relatório completo: é maior porque exige mais informações, resultando em um produto extenso.

1º parágrafo: apresentar o que foi trabalhado na escola, os objetivos da disciplina e o que a turma fez para alcançar os objetivos. 2º parágrafo: apresentar os pontos positivos e características do aluno. Apresentar as qualidades que o aluno tem em sala de aula e o que ele gosta de fazer.

No início do relatório, é importante apresentar as atividades trabalhadas com os estudantes dentro da disciplina que está sendo o foco do registro. Liste os objetivos de cada proposta pedagógica e explique o que a turma precisava fazer para atingi-los.

Escolha as palavras certas
Trocar “Aluno é agressivo e sem limites” por “Aluno demonstra agressividade em situações de conflito e usa meios físicos para alcançar o que deseja”.

De fato, no passado, o relatório de auditoria chamava-se coloquialmente como parecer de auditoria. Porém, atualmente, devemos nos referir ao parecer como relatório dos auditores independentes.

  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

R: É o documento utilizado para formalizar ao gestor responsável pela área, a solicitação de documentos, de justificativas de informações e de esclarecimentos sobre assuntos relevantes e pertinentes abrangidos ao longo dos trabalhos de auditoria.

Relatório da Visita Domiciliar
O relatório deve ser claro, objetivo, sintético, ter uma sequência lógica e ser iniciado com as informações colhidas, seguido das observações feitas e, por fim, das intervenções realizadas.

A forma [circunstanciado]pode ser [adjectivo ] ou [masculino singular particípio passado de circunstanciar] .

Relatório é um gênero textual utilizado por diversos profissionais em seu dia a dia e também por estudantes, para divulgar os resultados de um estudo ou uma pesquisa acadêmica em andamento, ou até mesmo para registrar participações em congressos, simpósios ou práticas de leituras e estudos.

O termo circunstanciado é o documento que registra crimes de menor potencial ofensivo (pena máxima de até 2 anos). A competência para julgar esses crimes é dos Juizados Especiais Criminais.

Um parecer jurídico deve conter: título, quem solicitou, assunto, ementa, relatório, fundamentação, conclusão e notas de rodapé com referências. É importante, além de possuir conhecimento sobre o tema, ter uma linguagem clara e de fácil entendimento.

Dar um parecer é transmitir mais do que uma opinião, é expressar-se de modo embasado. Seu objetivo é explicitar o assunto, de forma clara e precisa, para uma outra parte cujo conhecimento técnico não é o mesmo do parecerista.

Os tipos mais comuns são: relatórios de controle, financeiros, de satisfação, de análise e de crescimento.