O que é um relacionamento tóxico?

Perguntado por: ivargas4 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Um relacionamento tóxico é aquele que faz você se sentir sem apoio, incompreendido, humilhado ou atacado. Um relacionamento é tóxico quando seu bem-estar é ameaçado de alguma forma - emocionalmente, psicologicamente e até fisicamente.

Um relacionamento tóxico acontece entre pessoas que não se apoiam, possuem situações conflitantes e acabam atormentando uma à outra. Além disso, em grande parte das vezes essa relação é marcada por competição e desrespeito, entre outras características negativas e prejudiciais.

A psicologia e a psiquiatria classificam como tóxica a pessoa que pensa de forma negativa e se comporta de modo prejudicial para os que vivem ao seu redor. Elas geralmente causam desconforto e sofrimento porque, além de serem negativas, são também depreciativas, manipuladoras e abusivas com o outro.

Saiba se você está em uma relação tóxica
Já sentiu medo em alguma briga de vocês? Seu companheiro faz críticas constantes e você fica com a sensação que não faz nada bem? Desde que começou a relação, você se afastou dos seus amigos e familiares? Seu companheiro não respeita seus gostos e muitas vezes faz piadas deles?

“Podemos relacionar centenas de tipos de pessoas tóxicas, cada uma com seus níveis de toxicidade. Porém, as mais comuns e mais presentes no nosso dia a dia são as agressivas, manipuladoras, controladoras, invejosas, mentirosas, negativas, pessimistas, as que julgam, as sem caráter e as ciumentas”, destaca.

10 tipos de “pessoas tóxicas” que você deve evitar na sua vida

  • Pessoas arrogantes. Há uma grande diferença entre confiança e arrogância. Confiança inspira; arrogância intimida. ...
  • Pessoas vítimas. Uma das piores pessoas que você pode encontrar na sua vida são as que sempre se fazem de vítimas. ...
  • Pessoas controladoras.

Um relacionamento tóxico é caracterizado pela falta de apoio mútuo, pela competição, desrespeito e, muitas vezes, pelo conflito. Ele mina a sua autoestima, faz você se sentir triste e enche você de culpa.

É uma relação em que não existe vínculo de respeito, mas em que uma pessoa manda e a outra é subjugada”. Ela acrescenta que “em um relacionamento abusivo existe uma frequência de comportamentos, tornando-se um ciclo de abusos. Apenas precisamos cuidar para não pensar que qualquer pessoa é tóxica porque errou.

De acordo com Raquel, os primeiros sinais de que o relacionamento pode não estar dando certo envolvem sensações de incômodo. “A estranheza, o medo e as dúvidas começam a surgir internamente, ainda que a relação continue normal. É aquele sentimento de que algo está errado, só não sabemos exatamente o que é”, aponta.

6 dicas de como lidar com pessoas tóxicas

  1. Expresse a sua opinião. O primeiro passo para solucionar esse problema é não fingir que está tudo bem. ...
  2. Verifique se a relação está em equilíbrio. ...
  3. Trabalhe em conjunto. ...
  4. Retire-se quando necessário. ...
  5. Mantenha a leveza da mente. ...
  6. Entenda que amor-próprio não é egoísmo.

Comprometa-se a sempre fazer o melhor pelo relacionamento.
Converse com seu parceiro (ou sua parceira) e liste tudo o que você consegue fazer para aliviar o estresse que ele sente e deixar a vida a dois mais leve. Explique que seu objetivo é fazer com que ele se sinta acolhido ao seu lado.

Uma pessoa tóxica faz mal à saúde, ao bem-estar físico e emocional, bem como acarreta muitos dissabores e infelicidade. Qualquer um de nós tem de ter força para não permitir que este tipo de pessoas invadam a nossa privacidade e a nossa vida, por isso, a única solução é o afastamento.

O relacionamento tóxico prende a pessoa em um ciclo vicioso que ela não sabe como sair. Isso acontece por meio da manipulação emocional, que ocorre por meio de gestos vindos do outro propositalmente.

“O burnout de relacionamentos tem sintomas como o esgotamento no se relacionar, e características como cansaço de tentativas de mudança, falta de motivação para investir no parceiro ou parceira, desesperança, tristeza, apatia, raiva”, fala a psicóloga Daniela Faertes, diretora do Espaço Ciclo, no Rio Janeiro.

  1. Acabou a confiança mútua. ...
  2. Não há sinais de cumplicidade. ...
  3. O casal entrou em um dinâmica tóxica. ...
  4. Um dos dois (ou os dois) não quer mudar. ...
  5. Os planos de vida já não são os mesmos. ...
  6. O sexo também é danoso. ...
  7. O amor acabou.

Se você entendeu que está em um relacionamento tóxico, o primeiro passo é estabelecer limites e acordos através de um diálogo sincero. Busque priorizar a sua saúde física e mental, não hesite em se afastar de uma relação prejudicial pelo tempo que vocês estão juntos ou pelo o que esta pessoa significa para você.

O conselho nacional de saúde estabelece 5 ensaios de toxicidade: a) Toxicidade aguda; b) Toxicidade subaguda; c) Toxicidade crônica; d) Teratogênese; e) Embriotoxicidade.

No total, estes testes estão tentando descobrir o quanto seu comportamento varia de alto para baixo nos cinco traços que incluem: Abertura, Conscienciosidade, Extroversão, Agradabilidade e Neuroticismo.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física, que é caracterizado por uma relação em que há excesso de poder de uma pessoa sobre a outra, ou seja, onde não há equilíbrio.

Entre as atitudes abusivas, o parceiro tóxico às vezes expressa sentimentos positivos com gestos de amor, como presentes, encontros românticos ou propositalmente fazer algo que sabe que o outro gosta. Assim, a raiva, tristeza ou frustração da outra pessoa desaparece até que o parceiro tenha uma nova atitude abusiva.