O que é um relacionamento de alto valor?

Perguntado por: iferrari . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

O método Relacionamento de Alto Valor é um passo a passo de tudo o que você precisa saber pra se relacionar da maneira certa! Primeiro com você mesmo(a), desenvolvendo seu amor próprio e depois com seu atual parceiro ou com alguém que você queira construir um amor do zero.

- Diálogo: Esse é o pilar fundamental de qualquer tipo de relação. Sem diálogo, o relacionamento fica difícil, pois as pessoas não se entendem, não compartilham pontos de vista, não solucionam conflitos e etc.

Valorização, diálogo e carinho estão no topo da lista de prioridades para quem está em um relacionamento estável. É o que mostra uma pesquisa sobre a percepção dos casais a respeito das suas relações. O estudo, de autoria da Market Analysis, ouviu mulheres e homens latino-americanos.

Seja atencioso, gentil, cavalheiro, sempre disposto a pagar a conta e não a enxergue como frágil e inferior. Se ela for feminista demais, acha cavalheirismo algo ultrapassado e se ofende quando você tenta ter um gesto gentil, então fuja, porque um homem de verdade precisa mesmo é de uma mulher de verdade.

O que é relacionamento tóxico? O relacionamento tóxico pode ser resumido pelo desejo de controlar o parceiro(a) pelo só desejo de controlar, de tê-lo apenas para si. Esse comportamento surge aos poucos, sutilmente, e vai passando dos limites, causando sofrimento e dor.

Segundo Victor Dias, um relacionamento afetivo é composto de 3 pilares: o Pilar Amoroso, o Pilar da Conveniência e o Pilar Compensatório.

A psicóloga e sexóloga Letícia García compartilha conosco os 4 pilares fundamentais de um relacionamento: comunicação, confiança, cumplicidade e criatividade.

“Por favor”, “desculpe”, “obrigado”. Segundo o Papa Francisco são as palavras que não podem faltar em um relacionamento bem-sucedido, e eu não poderia concordar mais.

O carinho, amor e afeição ajudam muito, é claro. Esses sentimentos são a cola que une os casais, mas, para que a relação seja duradoura, também é preciso levar em consideração outros elementos. Construir uma relação afetiva saudável requer compreensão, empatia e paciência, além de amor.

Um relacionamento saudável precisa ter alguns pontos principais, como o diálogo, a confiança, o respeito e o amor. Para que se mantenha o relacionamento a dois, é necessário reinventar, sair da rotina, tratar um ao outro de uma maneira carinhosa e fazer elogios.

E o respeito deve ser a base de qualquer relacionamento saudável. Ela nunca está presente quando necessitas ajuda: numa relação buscamos amor, companhia, amizade, sexo e apoio. Se o seu parceiro nunca está ao teu lado quando precisas, então é evidente que algo não vai bem.

Como por exemplo, respeitar o espaço do outro, a integridade física e psicológica, e claro, sempre se manter fiel ao parceiro. O respeito se encontra até mesmo em aceitar as escolhas do seu parceiro dentro do relacionamento, algo que nem sempre é fácil.

Namoro significa a relação afetiva mantida entre duas pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas e partilharem novas experiências. É uma relação em que o casal está comprometido socialmente, mas sem estabelecer um vínculo matrimonial perante a lei civil ou religiosa.

A honestidade é uma qualidade do homem ideal, suas ações são equilibradas e apresenta probidade. Sua honra é sua prioridade, a honestidade é uma característica inerente, ela se funde com quem ele é. E esta qualidade fica transparente na clareza das suas ações e forma como trata a relação com a mulher.

A altura é um atributo importante da masculinidade. Homens altos passam uma maior sensação de proteção e possuem melhores qualidades genéticas para passarem aos filhos. Além disso, existe uma certa pressão social que força mulheres a namorarem homens mais alto do que elas.

Exemplos de valores humanos

  1. Respeito. O respeito é a capacidade de ter em consideração os sentimentos das outras pessoas. ...
  2. Honestidade. A honestidade é um valor fundamental para o ser humano e pode influenciar todos os aspectos da vida de uma pessoa. ...
  3. Humildade. ...
  4. Empatia. ...
  5. Senso de justiça. ...
  6. Educação. ...
  7. Solidariedade. ...
  8. Ética.

Entrar em contato com seus desejos sem julgamentos para que sua decisão esteja alinhada com você. Sair de um relacionamento no qual não se está feliz e não se consegue ou não quer “consertar”, também é um sinal de respeito para com a outra pessoa. Se o outro não quer terminar a relação, haverá sofrimento sim.

“O burnout de relacionamentos tem sintomas como o esgotamento no se relacionar, e características como cansaço de tentativas de mudança, falta de motivação para investir no parceiro ou parceira, desesperança, tristeza, apatia, raiva”, fala a psicóloga Daniela Faertes, diretora do Espaço Ciclo, no Rio Janeiro.

Os rolês perderam a frequência, a relação caiu na rotina, as conversas estão escassas, vocês não se vêem tanto quanto antes e realmente não se importam de ficar dias sem fazer algo. São sinais bem comuns do fim. Não dá para ignorar isso e manter algo por puro comodismo ou apego.