O que é um relacionamento conturbado?

Perguntado por: lantunes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Relações onde imperam o ciúmes, competitividade, imposição de valores, o medo (que é o maior vilão do amor) e outras situações complicadas.

O fim de um relacionamento, como muitos já devem ter vivenciado, é um momento bastante difícil. É comum que a separação traga uma dor que vai além da emocional. Muitas pessoas relatam, nesse momento, sensações físicas como falta de ar, dores no peito, alterações no apetite, no peso, no sono, entre outras.

7 atitudes que fazem o relacionamento do casal dar certo

  1. Rir. Bom humor é o requisito básico no comportamento das parceiras. ...
  2. Respeitar. Sem respeito, nada funciona. ...
  3. Desejar. Continua após a publicidade. ...
  4. Dividir. Compartilhar tarefas e responsabilidades – financeiras, profissionais, com filhos, casa etc. ...
  5. Superar. ...
  6. Mimar. ...
  7. Admirar.

Em um relacionamento tóxico há dependência do outro, tanto financeira, emocional ou física. Quando você dá sinais de que vai cuidar de si, o outro detesta e tentar manter você sob controle. E por vezes, o outro faz você acreditar que não tem capacidade para realizar seus planos.

“O burnout de relacionamentos tem sintomas como o esgotamento no se relacionar, e características como cansaço de tentativas de mudança, falta de motivação para investir no parceiro ou parceira, desesperança, tristeza, apatia, raiva”, fala a psicóloga Daniela Faertes, diretora do Espaço Ciclo, no Rio Janeiro.

Problemas financeiros tornam-se grandes demais. Quando ocorre violência doméstica está mais do que na hora de colocar um ponto final no relacionamento. Existe falta de interesse sexual e na rotina do parceiro, por exemplo, no seu trabalho, seu dia a dia, seus hobbies.

Confira algumas dicas a seguir:

  1. Acolha seus sentimentos. Fingir que está tudo bem quando não é bem assim pode ser bastante prejudicial;
  2. Redescubra-se. ...
  3. Pense e planeje seu futuro. ...
  4. Cuide de si mesmo. ...
  5. Permita-se. ...
  6. Conte com o apoio de amigos e familiares. ...
  7. Se necessário, conte com apoio profissional.

A rotina, em conjunto com a falta de comunicação, excesso de dedicação ao trabalho, a convivência, intimidade e o ciúme descontrolado abre espaço para o desgaste dos amantes na relação”, afirma o psicólogo.

Fase 3 - Desilusão
Aqui pequenas coisas no convívio começam a perturbar a estabilidade do casal que pode se perguntar se é era hora de procurar outro par. É o início do choque de realidade da relação, deixando para trás ilusões anteriores.

Desgaste, grosseria, desprezo e negatividade. Então, quando tudo é motivo para brigas, ao passo que vocês se tratam de maneira grosseira ou com desprezo, viverem jogando farpas um para o outro, bem como não tendo mais nada legal para falar sobre o relacionamento, só existe uma solução: se divorciar.

Você provavelmente não tem um relacionamento saudável se um de vocês ou ambos: Apresenta timidez ao abordar tópicos muito sensíveis. Apela ou argumenta excessivamente quando as conversas não tomam o rumo esperado. Minimiza as verdadeiras opiniões para “ser legal” ou não “irritar o outro”

Manter relação sexual de duas a três vezes por semana é benéfico para o relacionamento e também para o corpo. Um controverso especialista em relacionamentos revelou com que frequência os casais devem fazer sexo — e diz que suas estatísticas são comprovadas pela "ciência".

Os 10 principais indícios são:

  1. Esgota. Ao invés de se sentir realizada, produtiva e feliz, você sempre está emocionalmente e fisicamente esgotado.
  2. Acaba com a autoestima. Se você está com alguém que nunca reconhece o seu valor, será difícil reconhecê-lo também. ...
  3. Tudo é motivo de drama. ...
  4. As críticas são constantes.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física. Geralmente, são pessoas que tem com características a agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação e desequilíbrio emocional, que tendem a influenciar negativamente as pessoas ao seu redor.

Se você é do tipo de pessoa que gasta tempo e energia para falar mal dos outros, sendo extremamente crítico com o que fazem os demais, cuidado! Este é um dos primeiros sinais de uma pessoa tóxica. O excesso de crítica muitas vezes esconde inveja e falta de autoconfiança.

  1. Você faz todo o planejamento: Todos os programas que vocês fazem é planejado por você e ele simplesmente aceita o convite. ...
  2. Você sempre pergunta como ele se sente: ...
  3. Ele nunca menciona o seu futuro: ...
  4. Ele foge de conversas sérias: ...
  5. Você é quem sempre inicia o contato: ...
  6. Ele diz mais "não" do que "sim":

Apoio. Refletir e tomar decisões pode ser um processo complicado, podendo estar, muitas vezes, relacionado com a baixa autoestima. Não deixe de contar com apoio para conseguir se olhar sob outras perspectivas e outros ângulos, capazes de oferecer novos direcionamentos.