O que é um referencial teórico?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

O que é referencial teórico ou fundamentação teórica? O referencial teórico refere-se a uma revisão das pesquisas e discussões feitas por outros autores sobre o tema que será abordado em seu trabalho. Dessa forma, serve como embasamento teórico e garante qualidade científica ao trabalho.

O referencial teórico de um projeto de pesquisa deve conter pesquisas e discussões feitos pela comunidade científica em relação ao tema do seu TCC. Ele funciona como um embasamento teórico, dando qualidade ao seu trabalho.

O que é o Referencial Teórico de TCC? Sinônimo de fundamentação teórica ou referencial bibliográfico, o referencial teórico é a parte do seu Trabalho de Conclusão de Curso que abrange os assuntos mais importantes que serão tratados na sua pesquisa.

Como fazer o referencial teórico / fundamentação teórica? Você vai precisar pesquisar profundamente sobre o tema de pesquisa. Então, reserve um tempo especial para ler, selecionar, estudar e fazer fichamento de todos as referências bibliográficas que são importantes para seu trabalho.

Comece apresentando as publicações mais antigas e, a partir daí, vá contando a história do desenvolvimento do conceito, citando os trabalhos até chegar nos mais recentes. Dessa forma, você situa o leitor de como determinada área ou tema sofreu modificações e o que ainda falta ser estudado ou desenvolvido.

REFERENCIAL TEÓRICO (este tópico deve ser numerado por 2)
Este item consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, que pode ser em livros, artigos, enciclopédias, monografias, teses, filmes, mídias eletrônicas e outros materiais cientificamente confiáveis.

40 páginas

O texto deve ter entre 25 e 40 páginas, contando da introdução até a última página de conclusão. Procure definir o tipo de trabalho que você quer apresentar e adeque o mesmo às normas estabelecidas.

Recapitulando – Referencial Teórico
Apesar disso, muitos os colocam como uma frase única com muitas linhas, e isso é um erro básico de gramática. Concluir um capítulo com marcadores e imagens também não é aconselhado.

Ela deve ser colocada entre aspas duplas, dentro de um parágrafo normal. Já a citação direta longa é aquela que tem mais de três linhas. Ela deve aparecer em um parágrafo especial. Esse parágrafo especial deve ter exatamente quatro centímetros de recuo, contados a partir da margem esquerda em direção ao lado direito.

Só existem dois pré-requisitos: 1) deve ser uma fonte de pesquisa confiável; e 2) toda fonte de pesquisa deve ser devidamente referenciada para evitar que se comenta plágio. A construção de uma narrativa lógica a partir das citações resulta na fundamentação teórica.

Referencial Teórico nas normas ABNT
É preciso que cada parágrafo possua ao menos dois pontos. Ou então, duas frases completas. Também evite finalizar com citação, o ideal é que desenvolva a ideia e faça uma explicação com base nela. Evite o uso de materiais que não sejam paginados ou não possuam autores.

A dica sobre os autores que você procura para seu TCC está nas Referências Bibliográficas, ao final dos trabalhos escolhidos. Lá você verá os autores citados na monografia que acabou de ler e terá um bom índice de literatura especializada. Entre todos os trabalhos que leu e escolheu, poderá ter autores que se repetem.

A grande diferença entre referencial teórico e referência bibliográfica é que, o primeiro se refere a autores nos quais o aluno embasa seu trabalho para produzir o conteúdo, colocando citações e afirmações para deixá-lo bem elaborado.

Como fazer o referencial teórico do TCC

  1. Encontre o tema que você suporta. ...
  2. Histórico. ...
  3. Conceitos. ...
  4. Objetivos. ...
  5. Justificativa.
  6. Emendando os objetivos, ai fica a seu critério se você quer escrever sua justificativa logo depois dos objetivos, ou um pouco antes. ...
  7. Ordem lógica.

É um trabalho obrigatoriamente de campo, onde as atividades práticas são exercidas mediante fundamentação teórica prévia ou simultaneamente adquirida” (ESTÁGIO, 2004).