O que é um homozigoto recessivo?

Perguntado por: alima . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.2 / 5 19 votos

O homozigoto recessivo é aquele que apresenta alelos recessivos em dose dupla, enquanto o homozigoto dominante apresenta apenas alelos dominantes. Em organismos heterozigotos, os alelos apresentam-se diferentes para determinada característica.

O que são os genes recessivos? Os genes recessivos são aqueles que encontram-se escondidos quando em par com os genes dominantes. Para que uma característica hereditária recessiva seja aparente no fenótipo é necessário haver um par de genes recessivos.

Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos. Isso ocorre porque a proteína produzida pelo gene recessivo é defeituosa e às vezes não funcional.

Uma herança é dita recessiva quando determinada característica só se expressa em homozigose, ou seja, um alelo sozinho não é capaz de manifestar determinada característica. Dizemos que uma herança é dominante quando apenas um dos alelos é suficiente para manifestar tal característica.

Veja, a seguir, a definição desses conceitos: Homozigoto: um indivíduo homozigoto é aquele que apresenta dois alelos idênticos para determinado gene. Um desses alelos é proveniente do pai, enquanto o outro é proveniente da mãe.

O exame genético é, na maioria das vezes, solicitado por algum médico. Os testes são feitos sobre uma pequena amostra de tecido ou de líquido corporal, como sangue, saliva, pele, líquido amniótico e células da parte interna da bochecha.

Nos estudos genéticos os genes dominantes de um indivíduo homozigoto puro é representado pelas letras maiúsculas, a exemplo de AA, BB, VV. Nos estudos genéticos os genes dominantes de um indivíduo heterozigoto híbrido é identificado através da representação de uma letra maiúscula e uma minúscula, como Aa, Bb, Vv.

Dois gametas A se encontram (formando um genótipo AA), ou o gameta. A da mãe encontra o gameta a do pai (formando um genótipo Aa), ou. o gameta a da mãe encontra o gameta A do pai (formando um genótipo Aa)

O que é recessividade? Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo.

As pessoas com uma cópia de um gene anormal para um traço recessivo (e que, portanto, não têm o distúrbio) são chamadas de portadoras.

Cada célula humana tem cerca de 25.000 genes. A maioria dos genes está contida nos cromossomos. O cromossomo é constituído por uma longa cadeia de DNA envolvido em torno de uma proteína especial denominada histona.

AA (homozigoto dominante), Aa (heterozigoto) e aa (recessivo), por exemplo. O gene recessivo, mesmo quando aparece na condição heterozigota, não se expressa. Isso pode nos dar a impressão que o gene dominante inibe o seu funcionamento. Genes são fragmentos de DNA que produzem proteínas específicas.

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.

Características genéticas recessivas
São características expressas somente em seres homozigotos puros (aa). Para a manifestação dessas características é preciso a presença dos dois pares de genes alelos recessivos. Podemos citar os olhos azuis, nariz reto, polegar reto e o tipo sanguíneo negativo.