O que e um raciocínio abstrato?

Perguntado por: msantos . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

O raciocínio abstrato é definido como a capacidade de pensar lateralmente, de examinar problemas de formas amplas e de estabelecer novas conexões entre diferentes conceitos. Pessoas com alta capacidade de raciocínio abstrato são mais propensas a serem criativas na resolução de problemas inéditos.

Por exemplo: fazer planos para o futuro ou, simplesmente, pensar no futuro são exemplos de pensamento abstrato. Analisar o passado: para sair do presente é necessário utilizar este tipo de pensamento, pois refletir sobre o passado é outro exemplo de pensamento abstrato.

Abstração é um estado de alheamento do espírito, é ficar fora de si, é um devaneio, é afastar o pensamento, é se abstrair. Por extensão é a falta de atenção, a distração e a desatenção. A locução “fazer abstração de” significa não levar em consideração, não dar importância, não dar crédito, não fazer deferência.

Eles são o raciocínio Dedutivo (Deduz), Indutivo (Induz) e Abdutivo (Abduz).

Explicação: Pensamento concreto: Que se forma a partir da percepção sensível, ou seja, da representação de objetos reais, e é imediato, sensível e intuitivo. Pensamento abstrato: Que estabelece reações, que cria os conceitos e as noções gerais e abstratas, é mediato e racional.

O que é Abstrato:
É o que só existe na ideia, no conceito. Em filosofia, abstrato é toda representação que não corresponde a nenhum dado sensorial ou conceito. É aquilo que é de compreensão difícil. No sentido figurado, abstrato significa distraído, absorto.

1. Que designa uma qualidade separada do sujeito. 2. Difícil de se compreender; distraído; absorto.

Definição. O substantivo abstrato dá nome a sentimentos, ações, estados do ser, características e a tudo aquilo que não se pode “ver” ou “pegar” concretamente, ou seja, aquilo que não tem uma imagem concreta.

Do ponto de vista da psicologia, o pensamento abstrato é o resultado da evolução mental dos indivíduos. É a partir dos 11 anos aproximadamente que as pessoas passam a lidar com um pensamento ou raciocínio abstrato.

Para despertar a mente criativa, a mente abstrata, é essencial silenciar o intelecto, e utilizá-lo como o instrumento que é, e não como sendo o nosso real ser. Você não vai deixar de existir se deixar de pensar o tempo todo, muito pelo contrário, você será mais autentico do que nunca.

Conforme se definiu anteriormente, abstrair é o processo de separar os aspectos da realidade que são incluídos no modelo dos aspectos que são excluídos. Esse processo é um processo tipicamente humano e, portanto, permeado pela subjetividade da(s) pessoa(s) que o realiza(m).

Essas duas categorias de abstração (empírica e reflexionante) existem em todos os níveis de desenvolvimento. Tanto a abstração empírica quanto a reflexionante, existe em todos os níveis de desenvolvimento, quer dizer, dos níveis mais elementares até os mais elevados do pensamento científico.

O principal objetivo da abstração não é contar uma história, mas incentivar o envolvimento e a imaginação.

Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma: Dedução corresponde a determinar a conclusão.

Outros tipos de lógica

  1. Lógica Matemática. A lógica matemática é derivada da lógica formal aristotélica e desenvolve-se a partir das suas relações de valores das proposições. ...
  2. Lógica Computacional. ...
  3. Lógicas Não-clássicas.

Trata-se de uma modalidade especial de alteração do pensamento, que consiste na incapacidade do indivíduo para fazer a distinção entre o simbólico e o concreto. Em muitas pessoas, esta manifestação não representa algo de anormal, sendo com freqüência, o resultado de incultura.

1 especulativo, imaterial, impalpável, intangível, espiritual, filosófico, metafísico, moral, subjetivo, teórico.