O que é um prospect?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Prospect é um cliente potencial. Ou seja, é uma pessoa ou organização que está interessada em fazer uma compra e/ou assinar um contrato com uma determinada empresa, com a sua empresa, por exemplo. Entretanto, nós sabemos que nem toda pessoa ou empresa que tem interesse em fazer negócios realmente é capaz de fazer isso.

O pipeline é um mapa das etapas que compõem o processo de vendas de uma empresa. Cada negociação é movimentada pelo pipeline de vendas seguindo algumas fases, como primeiro contato, proposta e negociação, com os clientes em potencial sendo passados para o estágio seguinte na medida que avançam no processo comercial.

Essencialmente interruptivo, o outbound se refere a um conjunto de estratégias em que a empresa vai ativamente até seus potenciais clientes. No outbound, não há necessariamente uma preocupação com o interesse genuíno do alvo das ações ou interação prévia entre o prospect e a marca.

Entenda o que é prospect
Ou seja, são contatos que têm fit com sua marca, mas ainda não expressaram desejo real de fecharem negócio. Basicamente, um prospect é uma pessoa ou uma empresa que tem tipos de problemas ou desafios em cima dos quais sua agência pode criar um valor.

Passo a passo: como fazer uma eficiente prospecção de novos negócios?

  1. Faça uma lista com seus potenciais clientes. ...
  2. Pesquise sobre seus prospects. ...
  3. Faça o primeiro contato com seus prospects. ...
  4. Faça mais de um contato. ...
  5. Qualifique os bons leads. ...
  6. Agende uma reunião presencial.

O prospector é um profissional que coleta novos contatos, que sejam potenciais clientes, analisando o perfil qualificando cada um. Ele não realiza negociações, apresentações do produto, porém ele consegue agendar reuniões e iniciar o processo para que o vendedor dê sequência..

Para quem ainda não sabe, prospectar clientes é uma das etapas de venda essenciais para manter a competitividade e a sobrevivência no mercado. Esse processo envolve técnicas para impactar diretamente no fechamento de novos contratos, por isso, deve ser visto como prioridade por qualquer negócio que vise ao crescimento.

De maneira simplificada, prospecção significa ir atrás do seu potencial cliente – que também pode ser conhecido como prospect. Anúncios e inbound marketing, por exemplo, são diferentes de prospecção ativa. No primeiro, o departamento de marketing cria anúncios com o objetivo de atingir potenciais clientes.

O SDR ou pré-vendedor é o especialista da etapa de prospecção e tem o papel de conectar, qualificar esse lead confirmando que ele possui perfil de compra. Após qualificá-lo, o que é o seu papel principal, o SDR passa esse lead para o vendedor, que é responsável por garantir o fechamento.

Estas são as formas de prospecção de clientes mais conhecidas:

  • Outbound;
  • Inbound;
  • Canais;
  • Indicação;
  • Misto.

Prospecção é uma estratégia para identificar potenciais clientes para o seu negócio, gerar e montar uma base de leads, para em um futuro próximo, criar campanhas por meio dos canais de comunicação e fazer com que esses leads se convertam em clientes.

Oahu

Pipeline é uma praia que fica na ilha de Oahu, uma das componentes que formam o arquipélago do Havaí. Por si só, ela já tem muito peso, situando-se em um lugar tão histórico, considerado praticamente o berço do surf. Ela é uma das três praias que marcam as fases do campeonato mundial da modalidade, que acontece por lá.

Pipeline é uma técnica de implementação de sistemas computacionais onde o processador consegue paralelizar a execução de instruções de modo a maximizar a vazão de instruções processadas. Essa técnica adiciona complexidade na criação desse tipo de processador mas garante processadores mais eficientes.

Um pipeline de DevOps é um conjunto de processos e ferramentas automatizados que permite que desenvolvedores e profissionais de operações colaborem na criação e implementação de código em um ambiente de produção.

Um MQL (Marketing Qualified Lead) é um lead razoavelmente qualificado que baixou uma oferta de conteúdo ou interagiu com sua equipe de marketing, mas que ainda não entrou no seu funil de vendas. Um SQL (Lead Qualified Lead) é um lead que sua equipe de vendas qualificou como um cliente em potencial.

Foi nesse contexto que surgiu o papel do SDR, o Sales Development Representative que, em português, significa Representante de Desenvolvimento de Vendas. É o pré-vendedor, uma figura tão presente em muitas empresas.

Os três pilares fundamentais para o sucesso no processo de vendas

  1. Crença no produto/serviço. Fazendo um link com o assunto transparência, o vendedor só terá condições de atingir o pleno sucesso se acreditar no produto/serviço que está comercializando. ...
  2. Resiliência. ...
  3. Organização.

Conheça os 4 perfis principais de clientes e como usá-los para vender mais por meio da psicologia de vendas.

  1. Cliente pragmático: características. ...
  2. Cliente analítico: características. ...
  3. Cliente afável: características. ...
  4. Cliente expressivo: características.

Um Lead é uma oportunidade de negócio para a empresa. De forma mais concreta, Lead é alguém que forneceu suas informações de contato (nome, email, telefone, etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site (conteúdo, ferramenta, avaliação, pedidos sobre produto/serviço, entre outros).

Spears, Nets e Seeds são os tipos de leads que, muitas vezes, passam despercebidos pelo time de vendas. Assim, descobrir o que cada categoria representa é fundamental para melhorar o desempenho das negociações para aumentar os resultados gerais.

Cadência de prospecção
Imagine o vendedor que recebe entre 10 e 20 leads diariamente para prospectar. Ele precisa gerenciar todos os contatos e saber quando é o dia e a hora ideal para mandar e-mail, ligar, interagir nas redes sociais.

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