O que é um projeto de trabalho?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

O projeto de trabalho define a forma pela qual as pessoas agem em relação ao seu trabalho, suas atividades em relação aos seus colegas e responsabilidades.

Um projeto é um esforço único, temporário e progressivo empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Em outras palavras, um projeto tem início e fim determinados (é, portanto, temporário), e um objetivo final.

Mas, basicamente, um projeto deve conter: introdução, justificativa, objetivo geral, objetivo específico, metodologia, público alvo, resultados e bibliografia.

O ciclo de vida do projeto é dividido em cinco fases de gestão de projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, encerramento.

O trabalho com projeto vai além, despertando o interesse dos alunos. Projetos estimulam a curiosidade ativa e um nível mais elevado de raciocínio (Thomas, 1998). Pesquisas sobre o cérebro ressaltam o valor dessas atividades de aprendizagem.

São características de um projeto:
Gerar um resultado único, como um produto ou uma melhoria em processos; Ter sua elaboração progressiva; Estar conectado a um ou mais processos da organização; Possuir um escopo e recursos definidos.

Pensando em te nortear a desenvolver um termo de abertura do projeto, separei 7 elementos essenciais para sua elaboração, confira a seguir:

  • Business case. ...
  • Declaração do Problema. ...
  • Metas e objetivo específico. ...
  • Fatores Críticos de Sucesso. ...
  • Escopo do projeto. ...
  • Plano de trabalho. ...
  • Estrutura da equipe.

Os objetivos do projeto consistem no que você planeja alcançar ao final do seu projeto. Isso pode incluir entregáveis e ativos, ou objetivos mais intangíveis, como o aumento da produtividade ou da motivação.

Quais os 5 principais tipos de projetos?

  • Projetos sociais. Esse tipo de projeto pode ser tanto individual quanto coletivo. ...
  • Projetos culturais. ...
  • Projetos de pesquisa. ...
  • Projetos empresariais. ...
  • Projetos pessoais.

Resposta: é um documento que formaliza todo o planejamento para executar, controlar e encerrar o projeto.

Passo a passo para construir um modelo de projeto do zero

  1. Identificando as informações mais relevantes. ...
  2. Definindo a estrutura analítica de projetos (EAP) ...
  3. Verificando a duração e a predecessão. ...
  4. Delimitando papéis e responsabilidades. ...
  5. Criando, efetivamente, o modelo. ...
  6. Simulando e validando. ...
  7. Criando pacotes opcionais.

A justifica serve como uma "introdução", nela você vai relatar quais os motivos de estar desenvolvendo este projeto na escola, de onde saiu a ideia, o que fez a escola querer tratar este tema, você pode colocar a parte histórica ou literária (se for conveniente), seus desejos e anseios sobre as perspectivas do projeto.

Por isso, de acordo com o maior manual de gestão de projetos, PMBOK®, há cinco etapas fundamentais para se desenvolver um bom projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento.

Quem elabora projetos é um profissional habilitado. Alguns deles podem ser especialistas em contabilidade, direito, administração ou mesmo ser um produtor cultural que está no mercado há muito tempo e já escreveu vários projetos.

No escopo, há alguns aspectos que devem estar presentes, como a justificativa do projeto, os objetivos, as restrições, os recursos disponíveis e as partes interessadas (stakeholders). É comum que escopo do projeto seja confundido com um conceito semelhante, o escopo do produto.

Além de fornecer o melhor aproveitamento dos ambientes e otimização dos espaços, os projetos são ferramentas essenciais para o bom gerenciamento da sua obra; eles possibilitam diminuir as prováveis perdas, prever eventuais problemas, ter um melhor acompanhamento sobre as etapas construtivas e garantir a entrega da obra ...

A elaboração de um documento do projeto ajuda a sistematizar esse trabalho em etapas a serem cumpridas, a compartilhar a imagem do que se quer alcançar, a identificar as principais deficiências, e a superar e a apontar possíveis falhas durante a execução das atividades previstas.