O que é um professor crítico e reflexivo?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 5 de maio de 2023
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O professor crítico-reflexivo possui como uma de suas grandes características a preocupação com as consequências éticas e morais de suas ações na prática social. Um educador transformador crítico insere a escolarização diretamente na esfera política e vice-versa.

A reflexão crítica, nesse contexto, se apresenta como um suporte fundamentado para viabilizar essa transformação, utilizando os recursos teóricos em conjunto com a prática pedagógica. Assim, o conhecimento adquirido poderá certamente oferecer o subsídio necessário para a melhoria do trabalho do professor.

As pessoas que pensam criticamente – podemos chamá-las aqui de pensadores críticos – questionam rigorosamente as ideias, suposições e argumentos, buscando determinar se representam o quadro completo, e estão sempre abertos a descobrir se estão errados ou se há mais a se saber sobre determinado assunto.

Uma prática pedagógica reflexiva envolve a adoção por parte dos professores de uma forma de compreensão de suas atitudes com relação ao ensino.

A formação crítico reflexiva
entendem que as transformações das práticas docentes só se efetivam na medida em que o professor amplia sua consciência sobre a própria prática. O alargamento da consciência, por sua vez, se dá pela reflexão que o professor realiza na ação.

São eles: a reflexão na ação, a reflexão sobre a ação e a reflexão sobre a reflexão na ação.

De acordo com Schön (1987, 1983), a prática reflexiva está centrada em três processos: o conhecimento-na-ação, a reflexão-na-ação e a reflexão-sobre-a-ação.

Outra atitude a ser valorizada neste professor é a capacidade de poder ajudar o aluno a construir a crítica a partir do questionamento, fazendo interrelações entre a teoria e a prática, incentivando o aluno a ter responsabilidade frente aos atos realizados, orientar os caminhos para que se construa a autonomia na ...

Texto crítico reflexivo
Este tipo de texto tem como objetivo recapitular e avaliar experiências pessoais. Devido a isso, há a necessidade de elaborar o material utilizando suas próprias opiniões e ideias.

A prática reflexiva implica compreender que a formação consiste num processo contínuo, portanto o professor está em contínua formação, e pode fazer deste processo também fonte de reflexão e aprendizado na medida em que a problematiza.

A aprendizagem reflexiva permite inovação e possibilita que o aluno seja protagonista em sua formação, além de levá-lo ao processo híbrido de ensino, o qual permite sua personalização, transformando em uma sala de aula invertida, possibilitando o desenvolvimento de competências informacionais.

As pedagogias críticas são geralmente vinculadas a propostas quanto ao como “deve ser” a educação – uma construção abstrata, um modelo norteador que aponta para objetivos que poderiam ser alcançados pelas práticas sociais de ensino/aprendizagem – em relação aos processos de transformação social.

O pensamento crítico é a capacidade de análise dos fatos, experiências, comentários ou situações com o objetivo de formar uma opinião própria. Para isso é necessário construir argumentos com base em dados e informações confiáveis, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

A função da crítica não é somente descobrir o talento individual de certos poetas, romancistas e dramaturgos; é também detectar as relações entre essas fabulações literárias e a realidade social e política que expressam ao transformá-la, o que há nelas de revelação e descoberta, e, portanto, de queixa e protesto.

O termo “crítica”, do grego “julgar”, “discriminar”, encerra em si a noção de “avaliação”; assim, a crítica literária seria um pro- cesso de avaliação de uma obra ou de obras literárias, e o “crítico” alguém que enuncia juízos críticos ou exerce a crítica literária.

Resposta verificada por especialistas. O pensamento crítico é a habilidade de pensar com clareza e racionalidade, de maneira reflexiva e independente, e compreender a conexão lógica entre ideias.

A perspectiva do professor reflexivo pode se dar como: reflexão da prática, reflexão sobre a prática e sobre a reflexão sobre a prática.

Nas práticas de sala de aula, o bom professor deve estimular os alunos a exercitarem a cidadania, levando-os a agir de forma correta, pensando nas consequências de seus atos, sendo responsáveis com a vida no planeta, com a preservação do meio ambiente, com a educação e o respeito na vida cotidiana, valorizando a ...