O que é um produto durável?

Perguntado por: rmonteiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

“Entende-se por produto durável aquele que, como o próprio nome consigna, não se extingue pelo uso, levando certo tempo para se desgastar, que variará conforme a qualidade da mercadoria, os cuidados que lhe são emprestados pelo usuário, o grau de utilização e o meio ambiente no qual inserido.

Produto durável é aquele que não desaparece com o seu uso. Por exemplo, um carro, uma geladeira, uma casa... Produto não durável é aquele que acaba logo após o uso: os alimentos, um sabonete, uma pasta de dentes...

Todo produto, por lei, tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A garantia oferecida pelo fornecedor é complementar à legal: é a “garantia contratual”, oferecida mediante documento escrito.

Os bens de consumo duráveis são aqueles que têm um ciclo de vida e uso, junto ao consumidor, durante um período razoável de tempo, não sendo consumidos ou sofrendo um desgaste imediato. Exs: automóveis, televisor, geladeira, etc...

Os produtos duráveis são aqueles que podem ser utilizados várias vezes pelo consumidor, por longos períodos, como televisão, carro e máquina de lavar roupas, por exemplo.

Um bem não durável é aquele de consumo imediato ou de curta duração. Alguns exemplos de bens não duráveis: roupas, alimentos, cosméticos, perfumes, calçados, etc....Já um bem durável é aquele que não desaparece com seu uso, é possível utilizá-lo várias vezes ao longo do tempo.

Lembrando que os produtos não duráveis são aqueles que são consumidos imediatamente, enquanto os duráveis são aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos, (mesa, fogão, etc.).

Os bens de consumo não duráveis são aqueles feitos para serem consumidos imediatamente (sorvetes, chocolate, etc.). Os bens de consumo duráveis são aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos (um automóvel, uma máquina de lavar roupas, etc.).

Alguns exemplos de bens de consumo não-duráveis são: Alimentos; Cosméticos; Medicamentos; e.

Conceito de Vida Útil
Que há uma estimativa de quanto tempo pode ser usado sem perder suas características essenciais. Esta estimativa muitas vezes é proporcionada às empresas fabricantes para fornecer informação ao consumidor. Deve-se destacar que este dado passa a ser determinante para a compra de um produto.

50. A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito.

Bens duráveis são uma categoria de bens cujo uso não causa o imediato desgaste. Assim, são bens que podem continuar sendo utilizados em longo prazo, como veículos, imóveis, roupas, aparelhos eletrônicos.

Quando se trata de relações de consumo, existem três tipos de garantias: a Legal, a Contratual e a Estendida.

Garantia cobre somente defeitos ou vícios e não é válida para mau uso. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, não cabe ressarcimento do valor pago por produtos que apresentaram defeitos causados por mau uso.

Os bens de consumo não duráveis são os chamados de consumo imediato (ou de curta duração). Exs.: alimentos, roupas, calçados, etc.. Os bens de consumo são classificados em três grandes grupos.