O que é um produto cárneo?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 10 votos

São produtos que, após as operações de trituração, mistura e enformagem, são submetidos a alta temperatura (até 70°C), a fim de dotá-los das propriedades sensoriais, funcionais e de conservabilidade que os caracterizam.

Atualmente são mais de 300 produtos na categoria dos alimentos preparados, como salsichas, almôndegas, carne desfiada, cubos e tiras de carne, peças anatômicas, fiambre, hambúrgueres, mortadela, entre outros.

Os embutidos cárneos frescos são aqueles produtos preparados à base de carne crua, não submetidos a processos de cozimento, secagem ou outro trata- mento térmico, sem o uso de aditivos e com período de consumo entre um a seis dias (BRASIL, 2019).

Dentre eles, os principais utilizados são: Propil Galato (PG), Terc-Butil Hidroquinona (TBHQ), Hidroxitolueno Butilado (BHT), benzoato de sódio, Eritorbato de sódio, entre outros.

A contaminação da carne ocorre por contato com a pele, pêlo, patas, conteúdo gastrintestinal, leite do úbere, equipamentos, mãos e roupas de operários, água utilizada para lavagem das carcaças, equipamentos e ar dos locais de abate e armazenamento.

O processo de cura consiste na adição de sal à carne. O sal evita a deterioração ao reduzir a quantidade de água disponível para o crescimento de micro-organismos; porém, promove a oxidação da mioglobina (pigmento da carne), resultando em uma cor amarronzada e pouco atrativa.

Alimentos embutidos são: salsicha, linguiça, mortadela, presunto, apresuntado, peito de peru, bacon, carne de lata, salame, lombo e nuggets. Eles têm esse nome porque são feitos de carnes processadas - são triturados, homogeneizados e depois &ldquoembutidos&rdquo em tripas artificiais ou naturais.

Os produtos cárneos emulsionados como salsichas, mortadelas e salames são muito apreciados pelos consumidores e representam um relevante segmento dos produtos cárneos industrializados.

Principais alimentos ricos em proteínas animais

  • Carne bovina;
  • Carne de frango;
  • Carne suína;
  • Peixes;
  • Ovos;
  • Leite;
  • Queijos em geral;
  • Iogurte.

Matérias-primas provenientes da matança de mamíferos e de aves e boas condições de saúde, com os respectivos ossos, obtidos higienicamente. Compreende os órgãos e vísceras dos animais.

Que tem origem em ou é proveniente de algo: produtos derivados do petróleo. 2.

Esse processo pode ser feito tanto em carnes bovinas, suínas e caprinas como em peixes. Todos com ótima aceitação no mercado, pois já estão prontos para o consumo, sem a necessidade de preparo adicional.

O processamento da carne busca a elaboração de novos produtos com a finalidade de prolongar a vida-de-prateleira, por atuar sobre enzimas e microrganismos de caráter degradativo.

São produtos feitos a base de pedaços de carne que sofrem uma fermentação por micro-organismos, podendo subsequentemente serem cozidos e defumados.

Os aditivos utilizados na indústria da carne são classificados de acordo com sua função: conservantes, antioxidantes, estabilizantes, corantes, condimentos e aromatizantes.

Produtos fermentados: salame, pepperoni. Caracterizam-se pelo seu baixo teor de umidade e atividade de água, e a presença de ácido láctico, em concentração que confere ao produto um sabor agradável.

As carnes reestruturadas consistem em produtos de qualidade considerável a partir de porções de carne com textura deficiente e de difícil comercialização.