O que é um processador dual core?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

O modelo dual-core ganha esse nome porque tem dois núcleos. É como se ele tivesse dois cérebros trabalhando ao mesmo tempo pra você usar os apps ou realizar qualquer tarefa sem problemas. O processador dual-core é o mais simples atualmente e é recomendado pra rodar jogos bem levinhos e pras tarefas mais básicas.

A diferença é que o i3 possui uma arquitetura mais avançada. O mais recente é baseado na arquitetura skylake, enquanto o Pentium Dual Core baseia-se na plataforma Core. O i3 possui cache l3 e HT, além de um maior conjunto e instruções.

Um notebook com processador quad-core provavelmente terá um desempenho melhor do que um modelo dual-core.

Se você está procurando um notebook acessível que oferece poder de computação superior para um tablet, o Core i3 ™ pode ser ideal para você. No entanto, se você costuma a executar programas que usam muita memória, ou realizar muitas tarefas consecutivas, o i5 pode ser uma opção melhor.

O modelo dual-core ganha esse nome porque tem dois núcleos. É como se ele tivesse dois cérebros trabalhando ao mesmo tempo pra você usar os apps ou realizar qualquer tarefa sem problemas. O processador dual-core é o mais simples atualmente e é recomendado pra rodar jogos bem levinhos e pras tarefas mais básicas.

Computadores com Intel Core i3 são destinado a trabalho mais básico, enquanto Core i5 roda aplicativos mais pesados em rotina multitarefas e i7 é para edição de vídeo e games. Os processadores Core i3, Core i5 e Core i7 são as principais opções da Intel disponíveis no mercado quando falamos de notebooks.

Os processadores dual-core i5 possuem tecnologia de 32nm e 22nm, suporte a hiperprocessamento, virtualização e tecnologia Turbo Boost. Os processadores quad-core i5 têm tecnologia de 45nm, 22nm ou 14nm, suporte a virtualização e tecnologia Turbo Boost, mas não possuem suporte para hiperprocessamento.

Enquanto o Core i3 é limitado a quatro núcleos (com máximo de 8 threads), o Core i5 pode chegar a 6 núcleos e 12 threads. Tanto em PCs quanto em notebooks, ele vem em versões de 4 ou 6 cores de processamento, ambas com hyperthreading.

A linha Ryzen 3 equivale a linha i3 da Intel. Um exemplo de equivalência é o processador Intel Core i3 9100F que equivale ao AMD Ryzen 3 3300X. Segundo o site UserBenchmark os dois têm desempenho semelhante. O i3 é 1% melhor no quesito FPS, enquanto o Ryzen 3 é 1% superior na velocidade efetiva da CPU.

Intel Core i3-10100F.

Processadores Core i3 não são tão comuns, mas representam um salto de performance relevante se comparados aos mais modestos Celeron e Pentium. Os i3 apresentam mais tecnologia – com recursos que faltam nas CPUs mais baratas da Intel – e atingem maiores velocidades de processamento.

Intel Core i5 é uma série de processadores da Intel destinada a desktop x86-64 que aborda a utilização da microarquitetura Nehalem. Diferentemente do processador Intel Core i7, o processador Intel Core i5 utiliza uma soquete denominada LGA 1156.

O i5 é um processador multipropósito que oferece um desempenho sólido em jogos, navegação web e tarefas básicas. O Intel Core i7 tem mais poder de processamento, sendo melhor para jogos de alta performance, criação de conteúdo, edição de arquivos multimidiáticos e aplicativos especializados.

No ranking do componente, o melhor processador Intel é o Processador Intel Core i9 7920X. Desse modo, ele é ideal para games e trabalha em alta performance. Ao passo que possui uma velocidade de clock elevada e serve até para notebooks. Já o segundo da lista é o Desktop Celeron G-5900 que tem ótimo custo-benefício.

Gigahertz, ou GHz, é um termo bem comum que pode surgir quando checamos as especificações de componentes ou lemos artigos sobre informática. Ele está relacionado diretamente ao clock, ou frequência. Por esse motivo, também está ligado diretamente aos processadores e placas de vídeo.

Um processador quad-core é um processador de possui quatro núcleos dentro do mesmo CPU. Por padrão, processadores organizam suas atividades em filas de processamento ou threads, e quanto mais núcleos um processador tiver, mais filas ele terá a disposição, o que torna o processamento muito mais rápido.

No topo de linha, Intel Core i9 e AMD Ryzen 9
Esses são os notebooks para quem quer apenas o melhor e tem disposição para desembolsar um valor muito alto para isso. Os preços dos notebooks com esses chips é estratosférico.