O que é um procedimento asséptico?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Significa método, ou o conjunto de métodos, utilizados para impedir a invasão de germes patogênicos no organismo, visando-se prevenir infecções.

Técnicas de assepsia
Alguns exemplos de técnicas utilizadas para assepsia são a lavagem das mãos, limpeza de superfícies em salas de exames clínicos, o uso de avental hospitalar, uso de produtos antibacterianos sobre a pele dos pacientes antes de procedimentos cirúrgicos, entre outras.

O significado de assepsia é “ausência de germes, entre eles bactérias, vírus e outros microrganismos que podem causar doenças”.

O que é Assepsia? É o processo, pelo qual, consegue afastar os microorganismos de um determinado ambiente, objeto ou campo operatório. Ex: Uso de gorro, óculos de proteção, máscara, capote, luvas (sejam elas de procedimento ou estéreis), propés, roupa privativa.

O processo asséptico envolve o aquecimento do produto a uma temperatura elevada para eliminar bactérias e microrganismos, depositando-o depois num recipiente num ambiente sanitário.

A antissepsia é a prevenção da infecção. A esterilização é o processo de destruição ou eliminação de todos os microrganismos. A desinfecção envolve a eliminação da maioria ou de todos os patógenos (exceto esporos bacterianos) de objetos inanimados.

A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva. Ambos os termos costumam ser confundidos e, embora estejam relacionados, cada um possui um significado distinto.

Alguns dos antissépticos mais utilizados são:

  • Álcool 70%
  • Solução alcoólica de clorexidina (0,5%)
  • Solução aquosa de clorexidina (0,2%)
  • Iodóforos.

1. Relativo a assepsia (ex.: cumprimento de técnicas assépticas ). 2. Que está isento de germes (ex.: condições assépticas ).

2 antissepsia, desinfecção, esterilização, higienização, profilaxia.

Realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório local. Cirurgias em que não ocorreram penetrações nos tratos digestivo, respiratório ou urinário. Por exemplo: mamoplastia.

Sepsis, uma infecção sistémica. Asséptico, designação dada aos processos destinados a evitar a contaminação por microorganismos; Tanque séptico ou fossa séptica, uma tecnologia destinada ao tratamento in situ de efluentes orgânicos.

Assepsia hospitalar
A assepsia pode ser feita de diversas formas, entre elas a desinfecção e a esterilização, que é realizada mediante a aplicação de substâncias que ajudam a destruir os agentes infecciosos.

Manipulação asséptica é de grande importância para manter os meios de cultura ou matérias estéreis isentos de contaminação,para posterior analici de exames e resultados labóratoriais .

Um processo de envase é a etapa em que um produto recebe uma embalagem, resumidamente. É mais comum na indústria de alimentos e bebidas. Por exemplo, na produção de cervejas, o processo de envase consiste em inserir o líquido no recipiente escolhido - mais conhecido como engarrafar, no caso de bebidas.

Media fill é um teste para simulação das operações assépticas em que o produto é substituído por um meio de cultura e serve para assegurar que os processos utilizados são capazes de produzir produtos estéreis.

Os procedimentos de antissepsia são muito comuns em hospitais e laboratórios, pois são locais onde há uma grande concentração de pessoas predispostas a serem contaminadas por microrganismos infecciosos, devido a baixo imunidade corporal provocada por uma doença, por exemplo.

A antissepsia é uma medida empregada para inibir o crescimento ou destruir os microrganismos existentes nas superfícies (microbiota transitória) e nas camadas externas (microbiota residente) da pele ou mucosa, através da aplicação de um germicida classificado como antisséptico.

É o processo de eliminação de formas vegetativas, existentes em superfícies inanimadas, mediante a aplicação de agentes químicos e/ou físicos.

A limpeza tem o objetivo de remover substâncias minerais e orgânicas indesejadas, como por exemplo, terra, poeira e gordura. Geralmente este processo tem 80% de efetividade na desinfecção. Já a desinfecção em si reduz microrganismos de uma determinada superfície. Segundo estudos, elimina até 99% da carga microbiana.