O que é um portfólio de produtos?

Perguntado por: hcarvalho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Um portfólio de produtos é a coleção completa de produtos ou serviços que uma empresa vende. O portfólio pode ser simples e consistir em um único produto, ou pode consistir em várias linhas de produtos diversificadas.

Como fazer um portfólio: passo a passo

  1. Escolha seu modelo de portfólio. Algumas empresas ou projetos podem escolher entre pedir o seu portfólio digital ou físico. ...
  2. Selecione projetos que valorizem o seu trabalho. ...
  3. Mantenha a organização. ...
  4. Inclua seus erros também. ...
  5. Coloque a mão na massa.

Um portfólio pode ser considerado como um arquivo em expansão dos trabalhos do estudante. Pode ser estruturado de acordo com a área de interesse, conhecimento, habilidades, temas e progressos diários.

No portfólio, devem entrar os melhores trabalhos que você já fez, aqueles que mostram mesmo o que você sabe e o que consegue criar. Esses projetos podem ser reais ou “fantasmas” (criados apenas para entrar na pasta e muito útil para quem ainda não tem experiência profissional).

O portfólio de serviços mostra todos os serviços propostos ou em desenvolvimento para os clientes, inclusive os que estão fora de operação. Ele serve para a empresa ter controle do que já fez e faz. Já o Catálogo de Serviços é uma subdivisão do portfólio; se trata da parte visível aos possíveis clientes.

Um portfolio é uma coleção dos melhores trabalhos de um profissional. Essa compilação de amostras de serviços ou produtos, projetos profissionais e outras conquistas, serve para exibir as habilidades e o estilo de trabalho da pessoa.

Como fazer um excelente portfólio

  1. Defina seu objetivo. Tenha em mente qual é o objetivo do seu portfólio. ...
  2. Escolha os seus principais trabalhos. ...
  3. O portfólio de quem nunca trabalhou na área. ...
  4. Apresente a pessoa que está por trás dos projetos. ...
  5. Aposte na simplicidade. ...
  6. Facilite a leitura e a navegação.

Hoje, o portfólio expandiu seus horizontes e podemos encontrar diferentes tipos, do acadêmico e empresarial ao profissional. Graças ao desenvolvimento da tecnologia, o portfólio digital se tornou muito popular, com empresas e profissionais de diferentes nichos expondo as suas realizações na web.

Profissionais de diversas áreas podem montar um portfólio. Ainda assim, é comum que profissionais criativos percebam com mais facilidade seus benefícios. Imagine, por exemplo, um designer. É muito importante que este profissional tenha um modo de provar que sabe fazer o seu trabalho.

O valor de um portfólio depende de fatores, como quantidade de páginas, design, entre outros. Por exemplo, no site do Mercado Livre, um portfólio empresarial com até 10 páginas custa uma média de R$150.

Embora seja possível ter uma variedade de propósitos, um bom portfólio acadêmico geralmente tem três componentes: um currículo profissional, amostras de trabalhos importantes para você e que refletem suas habilidades ou realizações e amostras de trabalhos que demonstram o impacto que seu trabalho teve sobre os outros.

1 buque, book, dossiê. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Conjunto de títulos de um investidor: 2 carteira, pasta.

Para o primeiro contato, recomendo um "portfólio amostra", geralmente com duas a cinco páginas. Assim como o currículo, ele é apenas uma passada rápida no seu trabalho e experiência.

Etapas da gestão de portfólio

  • Identificação. Nessa etapa da gestão de portfólio é preciso adotar critérios que vão ajudar na identificação dos projetos que serão benéficos para a sua empresa. ...
  • Análise. ...
  • Seleção de projetos. ...
  • Gerenciamento e monitoramento do portfólio. ...
  • Conclusão. ...
  • Sobre o autor.

Para esse tipo de apresentação ser um sucesso, é preciso ir mais fundo no objetivo. Para uma apresentação de portfolio ser eficiente, devemos avaliar o objetivo não como uma visão rasa e superficial do material, mas observando qual a reação você precisa despertar naquele público-alvo.

Significado: Apresentação ou listagem de produtos ou serviços de uma empresa para divulgação entre os clientes. A forma correta é portfólio.

O portfólio de Marketing serve para expor os seus trabalhos, mas também para dizer quem é a pessoa por trás daquelas produções.

Descubra o que é um portfólio criativo profissional, quais elementos deve contar e as chaves para criar o seu, com Pati Gagarin. A definição clássica não varia muito: um acervo ou pasta que reúne uma seleção de trabalhos de alguém especializado em um assunto.