O que é um poema livre?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 13 votos

Os versos livres também recebe o nome de versos irregulares. Esse tipo de verso não tem uma métrica pré-estabelecida, ou seja, não há normas. As poesias que contêm versos livres não deixam de apresentar a principal característica poética: a musicalidade.

- Livres: são as estrofes que abrigam versos de proporções distintas, ou seja, aquelas que não seguem normas pré-fixadas. Exemplo: Quintilhas e Dístico com versos livres e rimas brancas. Provisoriamente não cantaremos o amor, que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.

A rima livre ou rima branca pode dar-se em versos com medidas homogéneas ou com diversas medidas. Como se pode reparar, esses versos não obedecem às regras da rima assonante ou da rima consonante. Por fim, Rima Livre também é o nome de uma banda.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

No geral, quando observamos um poema ele possui quatro linhas e um padrão de três a quatro versos. Mas isso não é de forma nenhuma algum tipo de padrão que precisa ser seguida, existem poemas com centenas de estrofes e existem haicais que possuem pouquíssimas linhas.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

Poema é um gênero textual (forma de redação) geralmente escrito em versos e estrofes. Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento. A palavra "poema" deriva do verbo grego "poiéo", que significa "fazer, criar, compor".

Na teoria da literatura, os Versos Brancos, também chamados de “Versos Soltos” são aqueles que não apresentam esquemas de rima, entretanto podem apresentar métrica (medida). Os versos brancos são muito utilizados desde o século XVIII no Brasil, sobretudo na poesia romântica, moderna e contemporânea.

O verso livre é caracterizado pela irregularidade e pela extensão variável. Este modo de expressão surgiu em meados do século XIX, em oposição com o décimo, o soneto e as restantes formas predominantes no campo da poesia.

Tipos de poemas

  1. Poemas líricos: de caráter sentimental e subjetivo, por exemplo, o haicai e o soneto. Exemplo de poema lírico. ...
  2. Poemas épicos: contém a presença de heróis, por exemplo, a epopeia e a fábula. Exemplo de poema épico. ...
  3. Poemas narrativos: feitos para serem encenados, por exemplo, os autos e as farsas.

Septilha, Hepteto, Heptástico, Sétima ou Septena: estrofe formada por sete versos. Oitava ou Octástico: estrofe formada por oito versos. Nona: estrofe formada por nove versos. Décima ou Década: estrofe formada por dez versos.

Os versos livres, por outro lado, são mais presentes na poesia brasileira a partir do Modernismo (1930), e são aqueles que não possuem métrica definida, podendo ou não terem rimas — o que os tornam singulares dentro desse padrão, como o poema “Amar”, de Carlos Drummond de Andrade.

A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema.

Para saber o que é estrofe, basta observar o conjunto de dois ou mais versos que compõem os gêneros discursivos poéticos. Estrofe é o conjunto de dois ou mais versos que compõem os gêneros discursivos poéticos.

Rima pobre
Quando a rima é construída com duas palavras de mesma classe gramatical, entende-se que tem pouco valor, já que seria “fácil” de construir — verbo + verbo, substantivo + substantivo, adjetivo + adjetivo e assim por diante.

A Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado "lírico". Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas.

Poema épico (ou narrativo) está centrado em figuras míticas ou heroicas, por exemplo, as fábulas; Poemas dramáticos são aqueles escritos para serem encenados, por exemplo, as tragédias; Poemas líricos descrevem os sentimentos e pensamentos do poeta, por exemplo, os sonetos.