O que é um pó branco na planta?

Perguntado por: oalmada . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

O oídio é um fungo que parece uma camadinha de algodão ou um pozinho de coloração branca ou cinza. Você já notou uma cobertura branca nas suas plantas? Essa camada que pode revestir as folhas e os caules dos vegetais é o oídio, um fungo muito comum em plantações.

O controle mecânico para matar pulgões e também cochonilhas, pode ser feita a eliminação manualmente com ajuda de um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente.

Entre os fungicidas tradicionalmente aplicados contra o oídio citam-se o enxofre elementar, tiabendazol, benomil, tiofanato metílico e o clorotalonil (McGee, 1992).

O oídio é uma doença causada por fungos, favorecida por ambientes secos e quentes (época seca), apesar de ser encontrada em clima úmido e frio.

Pulgão branco é uma espécie de inseto que ataca os ramos e galhos de plantas lenhosas, de frutos e ornamentais. Embora seja comumente chamado de pulgão branco, seu nome científico é Icerya purchasi e ele é um tipo de cochonilha, a cochonilha australiana.

Inseticida Formicida Gel 10g Forth
Para isso, você precisa do veneno para cochonilha ideal, que não machuque a área verde da sua casa, como o Dimy! - Possui agentes que paralisam as pragas, deixando as plantas livres; - Disponível em embalagem com 50 ml, - Aplicação prática e segura.

Prevenção de fungos e insetos
Basta misturar duas colheres (sopa) de vinagre branco e duas colheres (sopa) de chá de camomila. Em seguida, borrife sobre a planta.

O pulgão indica que há excesso de nitrogênio. A falta de cálcio provoca a incidência de cochonilhas e também de lagartas, cuja presença sinaliza ainda a falta de boro.

Um método bastante simples e famoso de como acabar com cochonilha nas plantas é utilizar algodão embebido em álcool 70%. Basta remover manualmente os insetos enquanto limpa o vegetal com o algodão. Faça movimentos delicados e seja cuidadoso na hora do descarte para não espalhar a praga removida.

De acordo com Krespo, um tratamento simples e caseiro para os fungos em plantas é usar uma ou duas gotas de detergente neutro em um litro de água. Essa mistura deve ser pulverizada na planta uma vez a cada 15 dias. Além disso, é indicado o uso de fungicidas que podem ser adquiridos em lojas específicas de jardinagem.

A presença do patógeno na lavoura de soja pode ser identificada de maneira simples. Como aponta a Embrapa, o fungo cria uma camada fina sobre a folha da soja, formada por seu micélio e esporos, com uma cor esbranquiçada. Além disso, o oídio se desenvolve na parte aérea da planta da soja.

A receita para uso do leite no combate do oídio é bem simples: basta preparar uma solução de 5% de leite de vaca cru e 95% de água e pulverizá-la sobre a plantação. Os estudos que chegaram a essa mistura foram feitos pelo pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Wagner Bettiol, que participa do programa.

Para combater as ervas daninhas que invadem calçadas e canteiros de maneira ecológica e econômica, basta polvilhar um punhado de bicarbonato apenas sobre as ervas daninhas. Isso enfraquecerá a planta, facilitando na hora de arrancá-las pela raiz.

O indicado é contar com o auxílio de uma parte de algodão embebido em água e álcool (ou vinagre) na mesma proporção. A mistura ajuda na retirada dos pulgões de folhas. Esse processo de limpeza pode ser repetido toda semana até a eliminação completa da praga.

Pulverize a planta com Óleo de Neem ou Óleo Mineral (compre na farmácia e utilize uma tampinha para cada 1 litro de água). Eles são defensivos naturais que criam uma camada impermeável sobre a cochonilha, impedindo-a de respirar. Isso só deve ser feito no final da tarde, quando o sol estiver mais ameno.