O que é um planeta interestelar?

Perguntado por: oaparicio6 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Um planeta interestelar (também chamado planeta desgarrado, planeta nômade, planeta órfão, planeta errante, planeta sem estrela ou planeta sem sol) é um objeto de massa planetária que não orbita diretamente uma estrela.

Muita água - o 'Planeta de Miller' da vida real
O exoplaneta TOI-1452 b tem cerca de 30% de água em sua composição - muito mais água do que a Terra que possui cerca de 1% de água em seu total. Ele completa uma volta em torno de sua estrela a cada 11 dias, e como dito acima, está na zona habitável.

Entende-se por “planeta nômade” aquele que não tem uma estrela própria para orbitar, navegando pelo espaço de maneira mais livre e desgarrada. Em alguns meios, esses corpos celestes são também chamados de “errantes” ou “órfão”.

Num cenário de catástrofe, o planeta Terra começa a sofrer com crises ambientais sérias. A solução encontrada pela NASA é descobrir outro planeta onde os humanos possam habitar. A missão de Cooper, ao lado de outros astronautas, é descobrir qual planeta será a nossa futura casa e salvar a humanidade.

Interestelar utiliza-se deste imaginário e chama para o debate a moral e a ética sobre o uso que fazemos dos recursos naturais, tão caros a nossa existência. É um aviso sobre um possível cenário futuro, caso não sejamos mais conscientes ao utilizar os recursos naturais que nosso planeta nos fornece.

Buraco negro rotativo
É um corpo celeste extremamente denso, que é chamado de Gargantua. O fortíssimo campo gravitacional do buraco negro produz dilatação do tempo, fenômeno previsto por Einstein na teoria da relatividade geral.

O que acontece após a mensagem? Com as informações e os dados enviados do buraco negro, Murphy encontrou uma maneira de criar uma colônia espacial para os humanos sobreviverem fora da Terra, que é onde Cooper vai parar. O local foi batizado de Cooper Station, uma homenagem de Murphy para o pai.

Uma temática bastante presente no filme de Nolan é o tempo. Embora as viagens espaciais do filme não sejam possíveis na vida real (até onde se sabe), o longa usou como base alguns conceitos científicos para construir a história, como a revolucionária teoria geral da relatividade, criada por Albert Einstein, em 1915.

A teoria da evolução química diz que o primeiro ser vivo surgiu por meio do arranjo químico de moléculas simples, aliado a condições ambientais favoráveis. A partir disso, essas moléculas foram se organizando até dar origem a estruturas metabólicas com a capacidade de autoduplicação.

Dilatação do Tempo e “Interstellar“: 23 anos em 3 horas
Esta proximidade com a gravidade intensa do buraco negro, faz com que o planeta tenha uma diferença de tempo muito grande: cada hora neste planeta equivale a 7 anos para as pessoas que estão fora dele.

A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, em um primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 bilhões de anos.

Plutão é um planeta anão do sistema solar, sendo um dos astros mais distantes do sol e um dos menos influenciados por ele, com uma distância equivalente a cerca de 6 bilhões de anos dessa estrela.

Nossa galáxia tem ao menos 300 milhões de planetas potencialmente habitáveis, de acordo com novas descobertas da Nasa.

Plutão é constituído por um núcleo rochoso sobre um manto de gelo e metano congelados. A temperatura estimada é de 220 ºC negativos e, por isso, é conhecido também como Anão Gelado. Ele está localizado numa zona do espaço denominada Cinturão de Kuiper.

No filme, a nave viaja girando, o que cria força centrífuga. Essa força empurra os astronautas para o exterior. A parede externa passa a ser o chão onde eles podem caminhar. Assim, a força centrífuga funciona como uma espécie de “gravidade artificial”.

A Marinha Francesa utilizou o sistema até 1997, quando enviou a última mensagem através do Código Morse que dizia: "Chamando todos. Esse é o nosso último grito antes do nosso silêncio eterno".

"Quando viramos pais, nos tornamos os fantasmas do futuro de nossos filhos." "A Lei de Murphy não significa que algo ruim vai acontecer. Significa que o que pode acontecer... acontecerá." O Interestelar do diretor Christopher Nolan.