O que é um pique de energia?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

As descargas elétricas, mais conhecidas por picos de energia, nada mais são do que súbitos aumentos na tensão do fornecimento de energia, resultando em tensões temporárias na linha de alimentação. Os picos de energia são caracterizados por oscilações súbitas na frequência da rede de energia elétrica!

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) explica que os equipamentos eletroeletrônicos podem queimar quando acontecem um corte repentino do fornecimento de energia com a volta segundos depois. Quando a "luz" retorna é o momento em que o equipamento acaba dando defeito.

Cargas capacitivas são cargas elétricas em que a onda de corrente atinge o pico antes da tensão. O flash de uma câmera é um exemplo de carga capacitiva.

Quanto maior a tensão a que uma pessoa é submetida, maior a corrente elétrica que vai passar por ela. Assim, por exemplo, um choque em 220 volts é potencialmente mais perigoso que em 110 volts.

Os picos são caracterizados por alterações súbitas na frequência da rede de energia elétrica. Dentre os principais motivos que ocasionam esses picos estão a queda de raios, isso porque os raios são, nada menos, do que descargas de alta intensidade energética.

O chamado horário de pico – também conhecido como horário de ponta — é o momento de um dia em que acontece o maior consumo de energia elétrica pela população, ele geralmente ocorre entre 18h e 21h.

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

Para calcular o consumo de energia elétrica em kWh/mês de qualquer equipamento que tenha em casa, basta saber a potência dele. Como já comentamos, essa informação é dada pelo fabricante nos manuais e nas embalagens dos produtos. Para calcular o consumo, é só multiplicar a potência pelo tempo de funcionamento em horas.

A eletricidade de meia fase pode apresentar alguns problemas no sistema elétrico, como a falta de luz, o que pode danificar os aparelhos elétricos da residência. Por isso, é importante contratar os serviços de uma eletricista qualificada para resolver esse tipo de problema.

Corrente de pico é uma corrente elétrica de maior intensidade em um dado período.

1. Oscilação de energia. O que é: baixa tensão a curto prazo. Causa: existem várias razões para a ocorrência deste erro, dentre alguns podemos destacar: partida de grandes cargas, mudança de rede, problemas na concessionária, falha de equipamentos na rede, descargas elétricas e energia insuficiente para a demanda.

O osciloscópio é utilizado para a realização de diversas medidas tais como tensão pico a pico, período de oscilação, diferença de fase, etc.

Não sofremos choque elétrico porque a tensão elétrica em uma bateria ou pilha é relativamente muito baixa, ou seja, como a tensão elétrica é baixa, ela não consegue romper a resistência elétrica do corpo.

A sensação de choque elétrico surge com correntes elétricas de intensidade superior a 1 mA. Com correntes superiores a 10 mA, os músculos contraem-se, o que dificulta, por exemplo, o pulo (salto). Correntes próximas de 20 mA tornam a respiração mais difícil, a qual pode cessar com correntes que chegam a 80 mA.

Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

“Em primeiro lugar, a pessoa deve desligar todos os aparelhos das tomadas e apagar todas as luzes. Em seguida, verificar se o relógio de energia continua girando. Em caso positivo, é sinal de que existe energia escapando.

Como o próprio nome sugere, as falhas de energia consistem na perda total da energia. Contudo, ela “cai e volta” rapidamente. Isso acontece por inúmeros fatores, como por exemplo, relâmpagos, acidentes de carros que batem em postes, árvores caídas sobre a fiação da rede, etc.