O que é um passaporte vermelho?

Perguntado por: efrutuoso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Ter o passaporte vermelho significa poder viajar para outros destinos fora da União Europeia sem a necessidade de visto. Países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Emirados Árabes Unidos e Nova Zelândia não exigem visto de cidadãos europeus.

Para solicitar o passaporte português sem urgência, por exemplo, é preciso pagar R$ 374,57. Se for em caráter de urgência, o custo é de R$ 563,62. O valor cobrado para emissão do passaporte europeu depende do país em que for solicitado o documento.

Apesar do passaporte vermelho não permitir morar nos EUA sem visto, facilita bastante para viagens de turismo. Caso tenha cidadania europeia e não queria solicitar o ESTA por querer ter o visto colado no passaporte, você pode optar por solicitar o visto de visitante (B) no Consulado dos EUA.

Passaporte preto: mais rara de se ver, a cor é adotada pelo México e pela Nova Zelândia, além de países do continente africano, como Angola, Botsuana e Congo, lembrando que o passaporte preto também é utilizado por cidadãos autorizados e providos de benefícios diplomáticos nos Estados Unidos.

Os passaportes em tons de borgonha são utilizados pelos países da União Européia (com exceção da Croácia). Os estados que desejam se juntar à UE também optarem por seguir o mesmo tom, como a Turquia. Países como Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, na comunidade andina, também possuem os passaportes em tons de borgonha.

Atualmente cidadãos de 38 países, incluindo os que possuem dupla cidadania, não precisam de visto emitido previamente para entrar no país da América do Norte.

Afeganistão

O Afeganistão continua a ser o passaporte mais fraco do mundo, com acesso sem visto a apenas 27 destinos, menos 165 do que Singapura. Segue-se-lhe o Iraque (29 destinos) e a Síria (30 destinos).

No ranking da Henley, o pior passaporte do mundo continua sendo o do Afeganistão, que garante acesso a apenas 27 países sem visto. Para um cidadão iraquiano, são só 29 países. O passaporte sírio franqueia o acesso a apenas 30 países.

O Japão lidera pelo quinto ano consecutivo o ranking com 193 destinos sem necessidade de visto. Em segundo lugar, com 192 países, aparecem empados outros dois países asiáticos: Coreia do Sul e Singapura.

O passaporte europeu tem a mesma validade que o documento brasileiro? Não. A validade do passaporte muda conforme o país. O português é válido por 5 anos; o italiano, 10; o alemão, 10 (maiores de 24 anos); e o espanhol, 10 (para pessoas com mais de 30 anos).

Existe um limite para a obtenção de múltiplas cidadanias? Não existe um limite definido internacionalmente de quantas cidadanias uma pessoa pode ter. Vale lembrar que a legislação de cada país especifica os critérios e restrições para solicitação de cidadania.

Confira o ranking dos melhores passaportes do mundo:
Alemanha e Espanha (190 destinos) Finlândia, Itália e Luxemburgo (189 destinos) Áustria, Dinamarca, Holanda e Suécia (188 destinos) França, Irlanda, Portugal e Reino Unido (187 destinos)

Passaporte azul: comum no continente americano, a cor é utilizada por dois blocos econômicos: o Mercosul (e por isso o Brasil a utiliza) e a Comunidade do Caribe (Caricom).

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (15), por unanimidade, projeto que isenta do pagamento de taxa para emissão de passaporte os estudantes carentes que forem estudar, pesquisar ou participar de alguma extensão fora do Brasil.

quando carimbada em seu passaporte, significa que os agentes detectaram que você não possui um documento válido para viajar e ingressar no país, ou seja, falta do passaporte (quando cidadão de país terceiro não integrante do espaço Schengen).

Segundo o site da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil, não precisam de visto emitido previamente para entrar no país cidadãos dos seguintes países: Portugal. Andorra. Austrália.

Para entrar nos Estados Unidos, as exigências atuais para brasileiros são ter passaporte e visto americano válidos e apresentar comprovante de vacinação completa contra a Covid-19, apenas. Desde junho de 2022, o governo americano retirou a obrigação de mostrar um teste negativo recente para entrar no país.

Azul-escuro: cidadãos brasileiros comuns; Amarelo: refugiados e apátridas; Marrom: Laissez-passer; é utilizado quando o Brasil não tem relações diplomáticas com outro território; Vermelho: oficiais do Ministério das Relações Exteriores e diplomatas.

Iniciativa da Parceria Global para o Turismo Sustentável, a campanha Passaporte Verde traz dicas para estimular o turista a adotar uma postura responsável no turismo, mostrando de que forma seu comportamento pode contribuir para a conservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

No Brasil, são emitidos cinco tipos de passaportes: o passaporte comum, o oficial, o diplomático, para estrangeiros e de emergência, segundo o decreto nº 5.978 da Constituição Federal. O passaporte comum é concedido a todo cidadão brasileiro, nascido ou naturalizado no país.