O que é um paciente Torporoso?

Perguntado por: lmarinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O paciente sonolento responde a estímulos verbais ou ao toque; já o obnubilado só responde a estímulos mais vigorosos; o torporoso, somente a estímulos dolorosos; e, por fim, o comatoso que não responde a nenhum tipo de estímulo.

É um estado de turvação da consciência, com sonolência marcante. A fala se apresenta com hipoprosódia e oligolalia (ou mutismo). O paciente só pode ser despertado por estímulos fortes ou até dolorosos. É o grau mais profundo de rebaixamento da consciência.

A avaliação do nível de consciência é o aspecto mais importante da avaliação neurológica, da qual também faz parte a avaliação dos movimentos, dos sinais pupilares e oculares, dos padrões respiratórios e dos sinais vitais.

O torpor natural é caracterizado por uma diminuição espontânea da atividade metabólica e, consequentemente, da temperatura corporal. A temperatura do corpo pode se aproximar da temperatura ambiente, desde que esta fique acima de 0oC.

Designa-se por torpor um estado mental natural, causado por alguma doença ou induzido, que pode durar de poucas horas até meses. Torpor e hibernação são coisas diferentes. Algumas espécies de animais utilizam para poupar energia, mas é diferente do sono normal.

O desenvolvimento da Consciência Pessoal – os 7 níveis de consciência humana

  • Sobrevivência Física.
  • Consciência de Relacionamento.
  • Consciência de Auto-Estima.
  • Consciência de Transformação.
  • Consciência de Coesão Interna.
  • Fazendo a Diferença.
  • Serviço.

É o estado de lucidez em que a pessoa se encontra. Inclui o reconhecimento da realidade externa ou de si mesmo em determinado momento e a capacidade de responder a estímulos.

Hipotimia: apresenta tristeza, desesperança, baixa autoestima, sentimentos de culpa e apatia, tipicamente observada em quadros depressivos. Embotamento afetivo: é a perda profunda de todo tipo de vivência afetiva e pode ser observado na mímica, na postura e na atitude do paciente.

Obnubilado: semelhante à letargia; o paciente tem interesse diminuído pelo ambiente, respostas lentas ao estímulo e tende a dormir mais que o normal, com torpor entre os estados do sono.

O CASE é um Programa para pacientes de alta complexidade. Para se inscrever, você precisará de um encaminhamento médico com todos seus diagnósticos e medicações em uso.

Os cuidados paliativos são realizados quando o tratamento curativo não está mais atuando, ou seja, quando deixa de fazer o efeito esperado de cura ou redução do tumor. Os cuidados paliativos podem ser realizados na casa do paciente, em um hospital ou unidade de saúde, ou em um hospice.

Quais são os tipos de Consciência e como formá-la bem?

  • Em razão do objeto (diz respeito à adequação à norma): ...
  • Em razão do modo de julgar (diz respeito à responsabilidade com que se julga): ...
  • Em razão da firmeza do juízo (diz respeito ao assentimento que se dá ao juízo):

É possível uma pessoa sair do estado vegetativo? Embora as chances sejam remotas, é possível. Existem fatores comuns aos pacientes que conseguiram recuperar algum nível de consciência, a exemplo do tempo que permaneceram em estado vegetativo. Quanto menor for esse período, maior é a possibilidade de recuperação.

No coma com alto risco de morte cerebral, quando o tronco cerebral (responsável por pressão arterial, respiração, batimentos cardíacos e consciência) é afetado, as pupilas se dilatam.

Foi registrado ainda que a duração do torpor variou entre cinco e dez horas. Segundo os pesquisadores, quanto maior o tempo de torpor, menor a perda de massa corporal. As aves consumiram a gordura armazenada, com objetivo de se manterem aquecidos durante a noite e continuarem vivos.

37 sinônimos de torpor para 3 sentidos da palavra torpor: Apatia e desânimo: 1 apatia, desânimo, inércia, inação, entorpecimento, indiferença, insensibilidade, abatimento, indolência, depressão, marasmo, melancolia, morrinha, letargia, letargo, desalento, alquebramento, acabrunhamento.

Humanos hibernam? O ser humano não precisa hibernar por dois motivos: Evolução: nossos ancestrais são animais tropicais sem um histórico de hibernação, apenas migrando para áreas com temperaturas extremas nos últimos cem mil anos ou mais — quando já haviam passado por adaptações metabólicas.

Estupor é falta de resposta em que a pessoa somente pode ser despertada com estímulo físico vigoroso. Coma é falta de resposta em que não é possível despertar a pessoa e em que os olhos permanecem fechados, mesmo quando ela é estimulada.