O que é um organismo diploide?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

As células diploides possuem dois conjuntos cromossomos, ou seja, os cromossomos estão aos pares. Os cromossomos de cada par, chamados de homólogos, apresentam a mesma forma, tamanho e os mesmos genes. A representação de células diploides é 2n.

Nos humanos, as células somáticas são células diploides, contendo dois conjuntos de cromossomos (2n). Essas células podem ser encontradas na pele, sangue e células musculares.

O que são as células diploides
Este tipo de célula se reproduz a partir da mitose, ou seja, quando ocorre a duplicação das células diploides, que são as células-filhas. Essas novas células formam os cromossomos em pares e cada conjunto é chamado de homólogo, pois apresentam forma, tamanho e genes idênticos.

As células haploides e diploides diferenciam-se pela quantidade de conjuntos cromossômicos que possuem. Constantemente, vemos nos livros as expressões “haploide” e “diploide”, principalmente quando o assunto é divisão celular. Esses termos referem-se ao conjunto de cromossomos que uma determinada célula possui.

É uma célula diploide, pois se formou da união de duas células haploides; É uma célula totipotente, ou seja, capaz de diferenciar-se em qualquer tecido do corpo, inclusive tecidos extraembrionários. É, portanto, a célula com máxima potencialidade, ou seja, com maior capacidade de diferenciação.

Na vertente da divisão celular, alguns tópicos são presentes e importantes como as células diplóides e haplóides, onde: - Células diplóides são aquelas que acabam possuindo pares de cromossomos homólogos.

Dos 23 pares de cromossomos que possuímos, metade foi herdado da mãe e outro herdado do pai. Sendo assim, temos duas versões de cada gene (alelos), os quais estão localizados em cromossomos homólogos.

Célula Diploide: São aquelas que possuem dois conjuntos cromossômicos ( 2n ), ou seja, os cromossomos desta células estão dispostos a pares.

Os genes são segmentos de ácido desoxirribonucleico (DNA) que contêm o código para uma proteína específica que funciona em um ou mais tipos de células no organismo. Cromossomos são estruturas dentro das células que contêm os genes de uma pessoa.

A espécie humana possui 46 cromossomos em suas células diploides (2n), sendo 44 cromossomos autossômicos e dois sexuais.

a) A célula é diploide, pois apresenta um par de cromossomos homólogos de cada tipo, indicando um cromossomo de origem masculina e outro de origem feminina.

c- O gametófito e os gametas são as únicas partes haplonte do ciclo, porque o gametófito produz gametas por diferenciação celular e mitose, já que esta fase não possui dois cromossomos homólogos ele não pode sofrer meiose.

As células se classificam basicamente em dois grandes grupos: Procariontes: bactérias e arqueobactérias; Eucariontes: protista, plantas, fungos e animais.

Na espécie humana, a reprodução começa com a concepção, quando os gametas, um óvulo e um espermatozoide, cada um com 23 cromossomos, se unem. A fusão desses dois gametas dá origem ao zigoto, célula com 46 cromossomos que carrega informações genéticas dos pais e que, por divisões sucessivas, vai gerar o embrião.

Gametas são células especiais que contêm a metade do número de cromossomos (23) presentes nas células do organismo. Assim, a fusão de dois gametas tem o potencial de formar um novo conjunto de células (embrião) com o número completo de cromossomos (46), que, por sua vez, têm o potencial de formar um novo indivíduo.

Em humanos as células somáticas (diploides) apresentam 46 cromossomos (2n=46), assim, o espermatozoide e ovócito (células sexuais - gametas) apresentarão 23 cromossomos cada (n=23).

Isto é, na meiose, uma célula diplóide (2n) gera quatro células haplóides (n). Além disso, durante a meiose, podem ocorrer processos nos quais as próprias células filhas, mesmo possuindo a mesma quantidade de DNA, não sejam idênticas entre si.

Clivagens do Zigoto
O zigoto é a primeira célula do novo ser. Ele se forma pouco depois do óvulo ser fertilizado pelo espermatozoide, quando os núcleos das duas células se fundem no processo chamado cariogamia.