O que é um orçamento familiar?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

O orçamento familiar, por sua vez, é a ferramenta de controle das despesas de pessoas que vivem juntas e dividem os gastos (essenciais, necessários e supérfluos), além dos objetivos de curto, médio e longo prazos feitos em grupo. Assim, o orçamento pessoal e o familiar são tipos de orçamento que se complementam.

Despesas fixas (aluguel, água, luz, telefone) Despesas variáveis (passeios, presentes, imprevistos) Receitas fixas (salário, aposentadoria e etc) Receitas variáveis (freelances, comissões, bônus)

O orçamento familiar deve ser composto por três elementos principais: receitas, despesas e investimentos. As receitas são todos os recursos de dinheiro que entram no orçamento.

O orçamento familiar é sua principal ferramenta de controle financeiro, que permite ter uma visão clara das receitas e despesas em casa. Com ele, você consegue equilibrar suas contas, atingir objetivos financeiros e planejar o futuro com mais segurança e tranquilidade.

5 principais tipos de orçamento

  1. Orçamento estático. Uma das modalidades mais adotadas, o orçamento estático consiste em não alterar o planejamento orçamentário até o fim do seu período. ...
  2. Orçamento ajustado. ...
  3. Orçamento base zero (OBZ) ...
  4. Orçamento contínuo. ...
  5. Orçamento matricial.

O orçamento é um plano que ajuda a estimar despesas, ganhos e oportunidades de investimento em um período determinado de tempo. A partir da sua definição, é possível estabelecer objetivos, que vão permitir que os resultados sejam acompanhados de perto e medidos.

A definição de um orçamento, normalmente, leva em consideração duas principais características: a receita, ou seja, o valor arrecadado ou disponível, e a despesa, que seria o valor a ser gasto para a conclusão ou manutenção de algo.

Como Fazer um Orçamento

  1. Primeiro passo: verifique suas receitas. As receitas (quanto você ganha) definem o seu poder de consumo. ...
  2. Segundo passo: analise os seus gastos. ...
  3. Terceiro passo: calcule a diferença. ...
  4. Quarto passo: hora da decisão.

Esse custo, quando você considera a família, a sobrevivência familiar, tendo uma família padrão de duas crianças e um casal, essa cesta básica está em torno de R$ 1.800", disse.

Os principais exemplos de despesas fixas são:

  • Taxa de condomínio;
  • Conta de internet;
  • Assinaturas de serviços de streaming;
  • Assinatura de TV a cabo;
  • Plano de celular pré-pago;
  • Parcela de um empréstimo ou financiamento;
  • Prestação de um automóvel.

Um orçamento equilibrado é o ponto de partida para um bom planejamento financeiro. Por isso, é importante saber a diferença entre orçamento pessoal e familiar. Se as despesas que você paga mensalmente se referem somente a você, então o seu orçamento deve ser pessoal. Neste caso é mais simples de ser administrado.

O orçamento familiar serve principalmente pra equilibrar as contas de uma forma que a família possa investir em seus sonhos: uma viagem, a casa própria, um carro, a educação de um filho, etc. Seja qual for o objetivo da sua família, tudo começa com uma pergunta: de onde virá o dinheiro?

O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988 do Brasil. Compõe-se de três instrumentos: o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual - LOA.

Despesas fixas: gastos que não variam ou variam muito pouco mensalmente, como aluguel, condomínio, impostos fixos e mensalidades; Despesas variáveis: gastos que variam de acordo com a frequência e intensidade do consumo, como as contas de água e luz, combustível do carro e alimentação.

O planejamento financeiro familiar ajuda a estabelecer metas e organizar-se previamente, tendo em vista os problemas e as soluções que deverão ser estudadas, como ter noção dos gastos e de como deverá ser repartido de acordo com o salário líquido da família.

Pois, juridicamente falando, não há obrigatoriedade de se apresentar três orçamentos, você pode apresentar apenas um orçamento do local em que desejar, ou então apresentar mais de um orçamento.

A LOA contém três orçamentos, previstos na Constituição Federal: o orçamento fiscal, o orçamento da seguridade social (previdência, assistência e saúde) e o orçamento de investimentos das empresas estatais.

Na organização, um orçamento ajudará em questões como:

  • Melhor previsão de quanto dinheiro você espera ganhar.
  • Melhor planejamento de gastos da receita.
  • Visualização entre o planejado e a realidade.

O orçamento é, nesse sentido, a quantia de dinheiro que se estima que será necessária para fazer frente a determinadas despesas. Por exemplo: um agregado familiar calcula os seus rendimentos e gastos e conclui que dispõe de um orçamento de 1.000 euros mensais.